Rosa Meire: De Salvador

A Casa do Hip Hop localizada no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador, sediou na tarde deste sábado, 18, o lançamento do livro Novos Rumos da Comunicação Comunitária no Brasil, organizado pelo jornalista e fundador da Agência de Notícias da Favela (ANF), o carioca André Fernandes, de 52 anos. O evento contou com a presença de personalidades como Clarindo Silva, proprietário da Cantina da Lua.

A coletânea é assinada por nove autores, reunindo comunicadores populares e especialistas em comunicação. “Além de mim, são oito autores convidados que trazem a potência da comunicação comunitária a partir das próprias narrativas”, observa Fernandes. O livro publicado pela ANF Produções, braço publicitário da ANF, possui 132 páginas. Traz prefácio do fundador do Grupo Eco e Viva Rio, Itamar Silva, além de apresentação da pesquisadora e ensaísta, Ivana Bentes, ligada à Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A obra procura exprimir as transformações pelas quais a comunicação comunitária passou nos últimos 50 anos, especialmente com a introdução das novas tecnologias, trazendo com o trabalho realizado pela Agência de Notícias da Favela, exemplo de um novo modelo de comunicação comunitária. Para André Fernandes, a ANF, a exemplo de outras entidades, tem promovido papel relevante. “Hoje a ONG possui cerca 500 colaboradores voluntários produzindo diariamente notícias das favelas”, diz.

Experiências

Criada há 22 anos como empreendimento pioneiro destinado a retratar o cotidiano das favelas do Rio de Janeiro, a ANF montou há quatro anos uma filial, instalada no Bairro da Paz, periferia de Salvador. E é do caldo de experiências práticas como essa, voltadas ao cotidiano e realidades das periferias urbanas, que o livro se estrutura.

Também compõem a coletânea Aldair Rocha, Fundador do Núcleo de Comunicação Comunitária da PUC-Rio; Alexandre Santini, ex-diretor de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura; André Santana, jornalista e professor da Universidade do Estado da Bahia; Mara Rovida, autora do livro “Jornalismo das Periferias”; Patrick Granja, autor do livro “Cadê o Amarildo?”; Michele Cruz Vieira, professora da Universidade Veiga de Almeida e Faculdade Hélio Alonso; Renata Feital, professora do curso de jornalismo na Universidade Estácio de Sá e Wellington Frazão, coordenador do canal de TV Web Periferia em Foco.

——————–

Foto: Jadson Nascimento