Por Sueli Carvalho
Quem chega a Aracaju se apaixona, não é mesmo! A charmosa capital completa neste dia 17 de março, 168 anos. Esta é uma data comemorada não apenas por quem nasceu aqui e tem muito orgulho de ser filho desta terra tão hospitaleira, como também pelos filhos que por ela foram adotados.
A capital sergipana foi fundada em 17 de março de 1855, e antes de ser elevada a categoria de cidade, por Inácio Joaquim Barbosa, presidente da província à época, se chamava Santo Antônio de Aracaju.
Banhada pelo Oceano Atlântico e cortada pelos rios Sergipe, Poxim e Vaza-Barris, Aracaju foi projetada pelo engenheiro José Sebastião Pirro, e traz em sua arquitetura urbanística, ruas em formato de tabuleiro de xadrez.
Desde a sua fundação foram muitas as mudanças registradas, ruas, bairros, povoados sofreram intervenções, muitos logradouros foram criados, houve uma enorme expansão. Apesar de todo o crescimento, Aracaju vem se notabilizando quando os quesitos são tranquilidade, limpeza e hospitalidade. Receber bem a quem vem até aqui e abraçar de forma bastante aconchegante a quem escolhe Aracaju para morar é uma característica irrefutável do aracajuano.
O aracajuano é alegre, acolhedor e trata muito bem a quem chega à sua terra, como reconhecem alguns dos nossos entrevistados, que chegaram até aqui de outras localidades de Sergipe ou do Brasil, para estudar ou trabalhar e por aqui construíram suas famílias e raízes tão profundas e verdadeiras, que já amam a cidade como o filho ama a sua mãe.
Vamos conferir agora, o que esses filhos de dentro e de fora da capital de Sergipe têm a declarar sobre ela. Confira.
Depoimentos
Nubia Santana, jornalista, natural de Alagoinhas (BA), reside em Aracaju
Parabenizar é, nesse caso, declarar amor! A cidade que me acolheu foi também o cenário mais naturalmente belo e usado para a redescoberta da fé, o abraço às boas amizades, a conquista do primeiro campo de atuação profissional, os momentos de respiro tão necessários e de férias em família.
—–
Ellen Gleice, advogada, natural de Lagarto (SE), morou em Aracaju e reside em Brasília (DF)
Como uma boa sergipana e apaixonada por sua terra, não poderia deixar passar o aniversário da “Princesinha do Nordeste” sem parabeniza-la. Que saudade, Aracaju! Que saudade da nossa orla, do Parque da Sementeira, da Orla Pôr do Sol, de quebrar uns bons caranguejos. Viva a todos os aracajuanos, até breve! Saí de Sergipe, mas Sergipe não sai de mim.
—-
Carlos Monteiro, advogado, procurador do Estado, natural de Patos (PB), reside em Aracaju
Tudo em Aracaju me encanta. Os seus moradores, as ruas, os parques, os rios, as deliciosas comidas e seus trabalhadores. Aqui construí família, amigos, trabalho e educação. Gratidão por tudo. Aju, parabéns pelos 168 aninhos.
—-
Vânia Bandeira, bacharela em Serviço Social, empreendedora, natural de Vitorino Freire (MA), reside em Aracaju desde 1997
Ah, minha bela Aracaju! quantos encantos, Orla de Atalaia, e o lindo e aconchegante Parque da Sementeira que me faz refleti, acalma a minha alma, e organiza os pensamentos.
Aracaju terra mãe de minhas filhas, como é bom observar o verde das árvores, gratidão Aracaju que me acolheu, recebeu como filha, sigo caminhando, rodeada de esperança, de braços abertos e velocidade suave, para ver a Orla Pôr do Sol.
—-
Juliana Costa, jornalista, ouvidora setorial da Agrese, reside em Aracaju
Amo a cidade em que vivo, pois ela foi designada para eu construir a minha história. Eu amo Aracaju!
—-
Pedro Carvalho, publicitário, empresário, natural de Alagoinhas (BA), reside em Aracaju
Aracaju é um lugar que já nasceu pronto pra morar. Do mercado ao viral, me encanto com a vista pro mar. Beleza aqui não é por metro. É por quilômetro quadrado. Têm praças, rios, pontes e monumentos por todo lado. Seu povo alegre e criativo é o mais gostoso de se ver. Por isso há 168 anos, ainda não inventaram lugar melhor pra se viver. Parabéns, Aracaju!
—-
Ana Paula Caldas, jornalista, assessora de comunicação, natural de Maceió (AL), reside em Aracaju
Fui acolhida por Aracaju e aqui formei minha família e um grupo de amigos especiais. Foi nesta cidade ensolarada, cheia de encantos e singularidades que construí a minha história! Aqui, me descobri e me tornei quem hoje sou. Obrigada por tudo, Aracaju! Parabéns pelos 168 anos e que seus filhos, nativos ou adotados como eu, possam sempre enaltecer o seu valor!
—-
Lorena Souza, bacharela em Direito, assessora na área de eventos, aracajuana
Hoje é um dia muito especial, não é um dia comum e nem igual a qualquer outro. É o aniversário de 168 anos da nossa Aracaju. Ela é encantada, maravilhosa, com tantos adjetivos e qualidades, pois, existem várias opções de lazer, cultura, entretenimento, e claro que está como uma das melhores cidades do Brasil para morar e passear a lazer, afinal, os turistas sempre a escolhem como um dos pontos turísticos. Aqui, nós temos a orla mais bonita do Brasil, sem dúvidas, o nosso cartão postal.
Nos últimos anos, a nossa cidade vem se expandindo cada vez mais, crescendo muito, trazendo muitas novidades. Eu moro aqui há 31 anos, tenho orgulho de ser aracajuana, sou filha de paulista e riachense. Parabéns Aracaju, viva! Eu amo demais a nossa cidade. ❤
Parabéns pela matéria que abraça, junto com Aracaju, os que demonstram afeição a essa cidade linda, convidativa e calorosa!