Para fazer uma boa prova no Enem não basta estudar, também é preciso ter uma boa alimentação. Uma rotina de estudos sem uma nutrição adequada pode influenciar o desempenho do candidato. Para trazer orientações quanto ao que comer e beber antes e durante o teste, a nutricionista e docente da Estácio, Cristiane Souto, dá dicas de alimentos que auxiliam no raciocínio e na manutenção da concentração. A nutricionista também alerta sobre os alimentos que provocam sonolência, e que devem ser evitados. Confira abaixo:

1 – Na véspera, opte por alimentos leves. O ideal é evitar comidas com altos índices de gordura, que podem dificultar o processo de digestão. Congelados, refeições prontas e frituras devem ficar fora da dieta do candidato. 

2 – É importante tomar um café da manhã reforçado, consumir uma porção de fruta, café com leite e ovos. Muitos candidatos ficam em dúvida se devem almoçar antes de ir para a prova, pois o fechamento dos portões é até 13h (horário de Brasília). Mas a recomendação é que seja um almoço leve com arroz, feijão, legumes, verduras, peixe ou frango com uma colher de sopa de azeite para temperar que vai dar um pouco mais de atenção e disposição na hora da prova.

3 – Evite doces e chocolates com muito açúcar. Toda vez que ingerimos algum alimento muito doce, faz com que o açúcar do sangue aumente. O corpo tenta controlar aquele açúcar no sangue produzindo e liberando mais insulina. Gerando consequentemente a queda desse nível de açúcar do sangue e  gerando sonolência

4 – Leve lanches saudáveis. No dia da prova, boas opções de alimentos são: barra de cereal, frutas, banana passa sem açúcar, água e suco. Alimentos perecíveis como iogurte devem ser evitados, já que é impossível ter refrigeração durante o tempo do exame.

5 – Evite salgadinhos industrializados, eles possuem muito sal e provocam sede. Com isso o candidato perderá tempo indo ao banheiro diversas vezes.

————————–

Fonte: Estácio

Foto: Divulgação / Ascom