A Renault Oroch foi a picape compacta que mais se valorizou, com um índice de 4,9%, e o Zoe E-Tech foi o veículo que menos desvalorizou na categoria “Elétrico até R$ 300 mil”, registrando -0,2%, após um ano de uso na 9ª edição do Selo Maior Valor de Revenda – Autos, em parceria a Textofinal de Comunicação, que este ano contou com 18 categorias.

“A mudança de motorização da Oroch neste ano, com o novo motor turbo 1.3 TCe flex de 170 cv e o interior completamente reformulado, contribuiu para essa vitória da picape da Renault. E a expertise da marca em veículo elétrico conta para o triunfo do Zoe E-Tech mais uma vez”, afirma Bruno Hohmann, vice-presidente comercial da Renault do Brasil.

Embora a certificação esteja na 9ª edição, o estudo de depreciação veicular é feito há 22 anos pela Autoinforme. A pesquisa abrangeu dados de agosto deste ano comparados com os preços praticados do zero-quilômetro em setembro de 2021.

“No ano passado, registramos que dos 126 modelos pesquisados, 101 anotaram índices de valorização e apenas 25 obtiveram índices de depreciação. Este ano, com 119 modelos analisados, 78 obtiveram índices positivos e 41 negativos. À época, já afirmávamos que se tratava de um período muito atípico do mercado secundários de veículos seminovos”, explica Joel Leite, idealizador da certificação, para quem, “a indústria já está voltando à normalidade produtiva, portanto, a tendência é que os índices de depreciação também retornem.”

Sobre a Oroch

Inovadora desde sua concepção, a Oroch foi a primeira picape nacional que combinou o conforto de um SUV com a versatilidade de ter uma caçamba na medida certa, trazendo amplo entre-eixos e espaço interno, bem como suspensão independente nas quatro rodas – MacPherson na dianteira e Multilink atrás – permitindo ao modelo um rodar confortável e seguro em diferentes condições.

Em sua linha 2023, a picape recebeu design externo renovado que reforça sua robustez, interior completamente novo, trazendo muito mais refinamento e sofisticação, e novas tecnologias de conectividade, conforto e segurança.

A picape é comercializada em três versões: PRO, Intense e Outsider. As duas primeiras trazem o eficiente motor 1.6 SCe, com a nova transmissão manual de seis velocidades, enquanto a topo de gama Outsider traz o motor turbo 1.3 TCe Flex, o mesmo adotado no Captur e Duster, com 170 cv e 27,5 kgfm de torque.

Com o motor turbo 1.3 TCe Flex a Oroch Outsider 2023 traz um ótimo desempenho com aceleração de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos e velocidade máxima de 189 km/h. Com uma elástica curva de torque, a picape oferece força máxima em diferentes faixas de rotação, favorecendo ultrapassagens seguras, mesmo com carga.

A Oroch 2023 traz ainda o sistema Start&Stop em todas as versões, que desliga o automóvel automaticamente em semáforo ou outras paradas prolongadas. Este moderno sistema, muito comum em carros topo de gama, garante uma economia de até 5% de combustível no trânsito urbano. Além disso, a picape também tem a função ECO, que altera parâmetros do acelerador e do ar-condicionado para obter um menor consumo.

Sobre o Zoe E-Tech

O Zoe E-Tech chegou às ruas europeias em 2012 e, desde então, a Renault se consolidou como pioneira e líder em mobilidade elétrica, alavancada principalmente pelo sucesso de seu principal modelo. As vendas do Zoe E-Tech crescem continuamente desde o lançamento e suas vendas acumuladas fazem dele o veículo elétrico mais presente nas ruas europeias.

O Zoe E-Tech foi lançado no Brasil para o consumidor final no Salão do Automóvel de 2018 de forma inovadora, sendo vendido também pelo site eletricos.renault.com.br e retirado nas concessionárias homologadas. Desde 2013, o elétrico mais vendido da Europa já estava disponível no mercado brasileiro, mas somente para empresas envolvidas em projetos de mobilidade sustentável, como Itaipu, CPFL, Beep Beep, entre outras.  

O Zoe E-Tech também está no catálogo de produtos do Renault On Demand, o serviço de assinatura da marca e que faz parte da estratégia de mobilidade urbana e compartilhada Mobilize.

A bateria de 52 kWh faz sua autonomia chegar a 385 quilômetros, com ainda mais opções de recarga, graças à introdução do sistema de carga em corrente contínua (DC). O modelo tem motor de 135 cv de potência e 25 kgfm de torque, que permitem ao condutor aproveitar a aceleração instantânea e suave.

—————————————

Fonte: Renault

Fotos: Ascom Renault