Prof. Dr. Gildeci de Oliveira Leite (UNEB)
Escritor, sócio do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia
Quantas outras vozes cabem neste livro de entrevistas do jornalista Gilfrancisco? Cabem diversas vozes na diversidade de interesses dos leitores. Tudo dependerá dos níveis de curiosidades prazenteiras ou ainda dos paladares das acuidades investigativas. As entrevistas interessam, aos que querem e precisam saber mais sobre literatura, cinema, música, artes plásticas, política, história, mercados editorial e fonográfico brasileiros e axé music. Também aos que pretendem ocupar seus tempos e suas retinas com informações refinadas de nossas brasilidades, contribuindo para o aumento dos níveis pessoais de endorfina. Afinal, a descoberta é uma das grandes características do prazer da leitura. E descobrir ou trazer à luz é uma das qualidades deste jornalista investigativo da literatura e da cultura!
Acostumado a escarafunchar fontes primárias em arquivos físicos e virtuais, o pesquisador preferiu, desta vez, nos mostrar outra de suas faces, aquela de jornalista especializado em literatura e cultura. Sabidamente, antes que alguém achasse suas contribuições em páginas amareladas de algum repositório, geralmente esquecido, ele facilitou, mais uma vez, nossas vidas e convida-nos a comemorar seus 70 anos, além de outras dezenas de anos de pesquisas, com mais esta publicação.
Entre literatos, historiadores, poetas, cineastas, cantoras, compositores, cordelistas e políticos ouvimos, mais atentamente, a voz do jornalista Gilfrancisco, que soube dar sentido às vozes dos outros, à voz do outro, compondo mais essa importante fonte primária para o nosso país. Caso as perguntas ficassem perdidas em disse-que-disse de futilidades pessoais a voz do outro seria, também, uma outra voz qualquer. Aqui, encontram-se vozes de interesse de todas e todos, que possuem a devida sensibilidade e entendimento do que vem a ser importante para compreender parte de nosso país. Com a obrigatória linguagem cotidiana, as perguntas são realizadas e respondidas para o compreender de todos em todos os níveis de formação, sendo de grande valia, também, para estudantes e pesquisadores de todos os níveis.
Prefiro não resenhar as falas, que se sucedem, afinal os temas e assuntos foram aqui resumidamente apresentados, basta agora a leitura de acordo com a intenção do leitor, podendo ser para o mero deleite e/ou para atividades profissionalmente compromissadas com o saber sistematizado. O certo, mesmo, é iniciar a leitura acompanhada por ferramentas de anotações: lápis, caneta, papel, laptop, tablete ou quaisquer outras tecnologias auxiliares da memória para os devidos links e devires. Caso o intuito seja apenas ficar bem-informado e bem-informada para um papo qualificado, esse também é um livro certo! A curiosidade de Gilfrancisco é uma das responsáveis pela existência desta obra. Alimente sua curiosidade e boa leitura!
Bahia, 05 de novembro de 2021.
Deixar Um Comentário