Articulação de Esquerda apresenta nomes para as Eleições de 2018

A Articulação de Esquerda, AE, tendência interna do Partido dos Trabalhadores, PT, realizou no sábado, 21, no auditório da Central Única dos Trabalhadores – CUT -, o 4° Congresso em Sergipe. Durante o evento, os delegados tomaram diversas decisões, entre elas a de que o PT lance candidatura própria para disputar o Governo estadual. Também ficou definida a defesa de que o PT lance chapa completa para disputar o Senado. Além disso, foi decidida a apresentação da pré-candidatura do Professor Dudu como indicação da Articulação de Esquerda para disputar o Governo do Estado em nome do PT nas eleições 2018. Outra definição foi a apresentação da pré-candidatura do Professor Joel como indicação da AE para integrar a chapa petista que disputará o Senado. Segundo a Articulação de Esquerda, caso o grupo majoritário na Direção Estadual do PT insista em apoiar ou fazer parte da chapa do atual governador, a AE disputará as prévias previstas no estatuto partidário. A AE também contribuirá para que o PT tenha uma forte chapa para disputar a Câmara dos Deputados e a Assembleia Legislativa, com a apresentação da Professora Ângela como pré-candidata à Câmara dos Deputados, e do professor Iran como pré-candidato à Assembleia Legislativa. De acordo com a Articulação de Esquerda, nos próximos dias será divulgado um documento com as bases programáticas das pré-candidaturas e o convite a toda a militância para o lançamento conjunto. No Congresso, foi ainda eleita a delegação sergipana que irá participar do 4° Congresso Nacional da AE e realizada a segunda etapa da Conferência Eleitoral da AE. (Foto: Divulgação / Ascom Articulação de Esquerda)

 

Georgeo quer plano de arborização próximo a indústrias

Georgeo Passos: preocupação com o meio ambiente Foto: Divulgação Ascom / Deputado Georgeo Passos

O deputado estadual Georgeo Passos, PTC, protocolou na Assembleia Legislativa de Sergipe, o PL nº165/2017, que visa instituir um plano de arborização para os arredores das indústrias com normas sobre o plantio e a conservação de árvores estabelecidas em Lei.  Segundo o parlamentar, o objetivo é trabalhar para amenizar os níveis elevados de poluição nas áreas em que as indústrias estão instaladas. “Há muito que se fala sobre a preservação do meio ambiente e os malefícios causados pela poluição. Entendemos que as indústrias possuem responsabilidade neste sentido e queremos que elas contribuam na melhoria da qualidade do ar através da criação de áreas verdes”, explica. Georgeo explica que a ideia do projeto foi da estudante sergipana Aléxia das Graças Paixão Carvalho, vencedora do concurso Jovem Parlamentar do Brasil, promovido pela Câmara Federal. “Vimos que a ideia é boa e decidimos contribuir levando ao Legislativo Sergipano. Espero que tenha bom andamento dentro da Casa”, finaliza.

 

Justiça indefere pedido para anular votação do IPTU na Câmara

O Tribunal de Justiça de Sergipe – TJSE – decidiu favoravelmente à Prefeitura de Aracaju no processo dos vereadores de oposição que pedia a anulação da votação do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU -, proposto pelo Poder Executivo no último mês de setembro deste.  Na decisão, a juíza da 18ª Na decisão da juíza da 18ª Vara Cível de Aracaju, Christina Machado de Sales e Silva, afirma que os Projetos de Lei são sensivelmente diferentes, portanto, não há inconstitucionalidade na votação do Projeto de Lei apresentado pelo Poder Executivo.  Com a decisão, fica mantido o reajuste anual do IPTU de até 5% mais a inflação do ano.

 

Jackson Barreto recebe homenagem no Piauí

Jackson Barreto e Wellington Dias Foto: Paulo Barros / Ascom Governo do Piauí

O governador de Sergipe, Jackson Barreto, recebeu na última quinta, 19, a Medalha da Ordem do Mérito Renascença, honraria concedida pelo Estado do Piauí. A cerimônia ocorreu na em Teresina, em celebração ao Dia do Piauí. Jackson foi condecorado no grau Grã-Cruz, o mais alto da comenda. A medalha foi outorgada por proposição do governador Wellington Dias. Além de Jackson Barreto, receberam a Grã-Cruz apenas duas outras personalidades: o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, desembargador Giorgi Alan Machado Araújo. A Ordem do Mérito destina-se a personalidades e entidades nacionais e estrangeiras que tenham se tornado dignas da gratidão, admiração e reconhecimento por parte do povo e do Governo do Piauí. “Quero iniciar falando da minha alegria e da minha honra em estar recebendo a maior honraria que o Governo do Estado do Piauí. Recebo e agradeço ao governador Wellington Dias e ao povo do Piauí em nome de todo povo de Sergipe”.