Na sessão parlamentar da Câmara Municipal de Aracaju, na manhã desta quarta-feira, 13, o vereador Breno Garibalde pediu mais uma vez sensibilidade do poder público para a situação de maus-tratos aos animais que são utilizados em carroças, principalmente cavalos. Breno destacou a quantidade de fotos e denúncias que recebe em suas redes sociais sobre o assunto. 

“Ontem, mais uma égua morreu e, por incrível que pareça, na frente da Delegacia de Proteção Animal e Meio Ambiente – Depama – e o carroceiro foi preso em flagrante. Isso é cada vez mais comum na nossa cidade. É inadmissível que a gente continue achando que é normal um animal morrer, porque foi explorado até à exaustão. Cavalo nem sequer foi criado para andar em asfalto. Precisamos repensar isso, recebo diariamente fotos e denúncias desses maus-tratos com os cavalos”, desabafou Breno.

O parlamentar sugere que as carroças sejam extintas e que se encontre uma solução viável para carroceiros. Ele ressalta que na Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO – que chegou esse ano e regulamenta o orçamento de 2023, veio uma previsão para resolver este assunto.

“Tenho conversado diariamente com a Emsurb e fiquei feliz de saber que na LDO isso está contemplado. Existe um projeto em andamento, para substituir o transporte de tração animal por outras alternativas, a exemplo do “cavalo de lata”. Estamos dispostos a conversar e encontrar alternativas, junto com o poder público, para resolver esse problema. A gente sabe que não é só proibir, temos que encontrar soluções, pois estas pessoas sobrevivem disso”, afirmou Breno.

———————–

Fonte: Assessoria Parlamentar

Foto: Assessoria Parlamentar