O Sindicato dos Servidores Municipais de Frei Paulo – Sindifrei – junto com a base sindical do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica da Rede Oficial do Estado de Sergipe  –  Sintese  –  realizaram na manhã de segunda-feira, 25, uma manifestação em frente a porta da prefeitura do município para reivindicar a revisão salarial dos servidores e o pagamento do piso dos professores frei paulistanos. O ato faz parte do calendário de atividades de paralisação das duas categorias, que deliberaram pela paralisação de suas atividades nos dias 25, 26 e 27 de abril.

Durante a realização do ato, a comissão formada por representantes do Sindifrei e do Sintese foi recebida pelo secretário de Educação do município. Na ocasião, os sindicalistas e o deputado estadual Iran Barbosa fizeram um apelo para que o secretário intermedeie com o prefeito, na perspectiva de que o gestor atenda os representantes das categorias, para discutir sobre o cumprimento do que diz a Constituição Federal, no que se refere ao pagamento da revisão salarial dos  servidores e o piso dos professores. Também foi deliberado, durante a manifestação, que a comissão formada por professores e servidores seguiria para a Assembleia Legislativa – Alese –, na terça-feira, 26, para pedir o apoio dos parlamentares e onde o deputado estadual Iran Barbosa intermediou uma audiência com o presidente da casa.

“Seguiremos na luta pela garantia do cumprimento do direito dos homens e mulheres que fazem o serviço público municipal em Frei Paulo, o prefeito do município precisa respeitar os trabalhadores e trabalhadoras frei paulistanos, precisa valorizar quem faz esse município andar, levando os serviços públicos a população do município. Essa segunda-feira foi um dia de abertura para novas possibilidades de diálogo das categorias com a gestão, esperamos que o gestor dialogue de fato conosco”, expressou Gilton Araújo de Jesus, presidente do Sindifrei.

“A Fetam/SE apoia a luta dos servidores e dos professores frei paulistanos, para que a prefeitura assegure o direito à revisão salarial, garantido na Constituição Federal, em seu artigo 37 inciso X, assim, como o direito dos professores a atualização do piso. Essa é uma luta justa e que se faz necessário que a prefeitura cumpra o que dizem as legislações. A valorização dos servidores públicos tem que ser prioridade da gestão municipal, porque são esses homens e mulheres que fazem o serviço público acontecer nos municípios, e, a valorização do funcionalismo público fortalece, inclusive, a economia local”, falou Itanamara Guedes, presidenta da Fetam/SE.

O ato contou com a participação do professor e deputado estadual Iran Barbosa, da presidenta da Federação dos Servidores Públicos Municipais do Estado de Sergipe (Fetam/SE), Itanamara Guedes; da diretora de Assuntos Jurídicos da Fetam/SE, Vanessa Ferreira; do diretor da Fetam/SE e presidente do Sindibrito, Givaldo Santos Sena; e da secretária-geral do Sindibrito, Neidejane, que foram prestar sua solidariedade aos servidores e professores, além da coordenadora da subsede do Sintese do Agreste, professora Rita.

——————

Fonte: Fetam/SE

Foto: Ascom Fetam/SE