A Orquestra Sinfônica de Sergipe – Orsse – preparou uma programação especial para o período de Páscoa. No dia 14 de abril, quinta-feira, às 20h30, o grupo apresentará um repertório concebido especialmente para a data, sob a regência do maestro convidado James Bertisch. De forma inédita em Sergipe, serão apresentadas as “Últimas palavras de Cristo na Cruz” de Joseph Haydn, peça composta justamente para o período Pascal. Completam o programa a Abertura “A Gruta de Fingal”, de Felix Mendelssohn, e a Sinfonia nº2, em Ré maior, de Ludwig van Beethoven Os ingressos, a preços populares, estão disponíveis nas bilheterias do Teatro Tobias Barreto. A Orsse é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê. É necessária a apresentação de comprovante vacinal completo para ingresso no Teatro.

As “Últimas Palavras de Cristo na Cruz” figuram entre as mais belas, profundas e incomuns obras de Haydn. Sobre as circunstâncias que o levaram à sua concepção, o compositor foi instado a criar uma meditação para cada uma das palavras proferidas por Cristo, ilustrando-as musicalmente, em adágios solenes, mantendo o interesse dos ouvintes ao longo dos movimentos lentos. Ele enfrentou tal desafio de diferentes maneiras: criando fortes contrastes entre o caráter das partes (algumas são líricas, outras lamentosas, outras dramáticas), usando uma ampla gama de tonalidades (inusitado na época), e sonoridades contratantes. A apresentação do “Terremoto final”, como exemplo, ilustra a morte de Jesus, com as cortinas rasgadas do templo e as pedras se rompendo.

Completam o programa duas obras. A primeira delas, a Abertura “A Gruta de Fingal” é um poema sinfônico cujo objetivo foi o de conceber um retrato musical deste lugar, situado na ilha de Staffa, uma das ilhas Hébridas Interiores, na costa da Escócia. Mendelssohn viajou para esta localidade e ficou impressionado com a formação natural que viu, concebendo uma peça especialmente para aquela imagem e momento. A obra que completa o programa é a Sinfonia nº2, em Ré maior, de Beethoven. Peça da primeira fase do compositor, foi completa aos 32 anos, e é uma demonstração de sua fase inicial; utiliza-se dos cânones do classicismo para inserir algumas características marcantes e revolucionárias de sua escrita musical.

Sobre o concerto, o maestro Guilherme Mannis, diretor artístico da Orsse, comenta: “Celebrar a Páscoa com boa música tem sido uma tradição de nossa orquestra. A performance das ‘Palavras de Cristo’ de Haydn será um momento marcante, juntamente com a interpretação da sempre brilhante Sinfonia nº2, de Beethoven. O maestro convidado, James Bertisch, é um profissional excelente, querido por todos em nosso meio musical. Sem dúvida alguma, o público será brindado com uma grande noite!”

Sobre o maestro convidado

James Bertisch é doutor em música pela UFBA e graduado em Composição e Regência pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Foi professor substituto da Universidade Federal de Sergipe e é professor do Conservatório de Música do Estado. É timpanista chefe da Orsse desde 2008, onde também atuou como regente assistente em 2009. Multi-instrumentista, tem ampla atuação também na música popular, sendo responsável pela produção de diversos álbuns de consagrados artistas sergipanos.

Serviço

Orquestra Sinfônica de Sergipe – Concerto de Páscoa – Série Cajueiros 2022

Teatro Tobias Barreto, 14 de abril, quinta-feira, 20h30

Ingressos: R$10 (meia-entrada) e R$20 (inteira), nas Bilheterias do TTB (ter-dom, 12-19h).

Ocupação limitada a 75% da lotação do Teatro, conforme decreto governamental. Obrigatória a apresentação de comprovante de vacinação em duas doses.

Repertório e intérpretes:

James Bertisch, regente convidado

Felix MENDELSSOHN

Abertura “As Hébridas”, op. 26

Joseph HAYDN

Últimas palavras de Cristo na Cruz

Introdução

Sonata II – Hoje mesmo estarás comigo no paraíso

Sonata IV – Deus meu, por que me abandonaste?

Terremoto

Ludwig van BEETHOVEN

Sinfonia nº2, em Ré maior, op. 36

I. Adagio molto – Allegro con brio

II. Larghetto

III. Scherzo: Allegro

IV. Allegro molto

Duração: 60min

Realização: Fundação de Cultura e Arte Aperipê/Governo de Sergipe

————————-

Fonte: Funcap

Foto: Arquivo / Ascom Funcap