A Cervejaria Uçá receberá, no próximo dia 21, às 19 horas, um grande evento que vai agitar o meio literário sergipano e mexer com os amantes da boa literatura.

Na oportunidade serão apresentados os livros “Caderno Croqui”, de Ronaldson, “Atávica”, de Daniela Coelho, “Indecenteanas”, de Marcos Moura Vieira, “Estilhaços”, de Jeová Santana, todos de poesia, e também “Crônicas de ontem e de hoje”, de Juraci Costa.

A editora, originária da Bahia, que já publicou obras vencedoras ou finalista de alguns dos mais prestigiados prêmios literários de língua portuguesa, como o Jabuti, Oceanos, Alphonsus de Guimaraens (da Biblioteca Nacional), Prêmio Rio de Literatura e os prêmios da União Brasileira dos Escritores – UBE – , também foi a responsável pela edição histórica da poesia completa da icônica e saudosa poeta sergipana Iara Vieira.

Assim, com essas publicações, a Mondrongo marca a sua estreia em solo sergipano e promete lançar ainda mais autores, de diversos gêneros, ao longo dos próximos anos.

Sobre os Livros

CADERNO CROQUI, de Ronaldson

A coletânea de poemas realizada pelo próprio autor e consolidada neste Caderno Croqui apresenta as primeiras poesias e alguns trabalhos em artes visuais de Ronaldson garimpados de escritos de 1985 a 1996. Numa primeira leitura trata-se de um livro leve que, a princípio, apresenta um recolho despretensioso dos primeiros escritos e desenhos de um jovem autor, que vai ganhando um corpo visual, verbal e linguístico mais complexo a cada nova produção que enuncia – para ao final firmar-se como uma coletânea madura e necessária para a compreensão da genealogia desse mestre de verbo e traço e da sua influência imagética na composição do quadro literário e artístico da cena aracajuana nas décadas de oitenta e noventa do século passado. (Marcos Moura Vieira)

ATÁVICA, de Daniela Coelho

Seus poemas vão percorrendo voz e pensamento, que resultam na indissolubilidade do sentido. Um caminho de descoberta e consciência em cada letra, cada palavra, cada frase, cada estrofe. Nas suas escolhas, vale tudo, mas não qualquer coisa. Pois seus poemas são um convite a um estado de escuta, um resgate íntimo no ânimo do coração. Uma relação estreita que dialoga com o outro, ou consigo mesma, em uma convicção de inquietação. (Fernanda kolming)

INDECENTEANAS, de Marcos Moura Vieira

A presente edição do livro “Indecenteanas” constituí o sétimo volume das obras reunidas de Marcos Moura Vieira – poesia. Trata-se da terceira seleção e reunião de poemas escritos nos primeiros 21 anos do século XXI. A escolha das poesias que compõem as “Indecenteanas” teve como norte a composição de um cenário amoroso, sensual e erótico que retrata as impressões do autor sobre a volúpia, a paixão e o compromisso amoroso. Como a poesia se engendra constitutivamente autobiográfica, deixará muitos rastros, traços e pedaços de pessoas e experiências, reais e imaginárias, que povoaram a consciência do poeta. (O Autor)

ESTILHAÇOS, de Jeová Santana

Foi uma honra para mim, como escritor e gestor da Mondrongo, publicar esse “Estilhaços” de Jeová Santana. Foi, sobretudo, uma enorme satisfação conviver com uma poesia enxuta, em que nada parece faltar ou sobrar mesmo nos poemas e versos mais longos. Poesia moderna, que traz consigo temas atuais sem que o autor descuide dos elementos essenciais, como a melodia e as imagens que, amalgamadas pela sensibilidade e talento do poeta, vão além de mera relação sensorial. Uma poesia, portanto, fincada firmemente na tradição, mas que mira o infinito. Assim mesmo, como proposto por Pound. (Gustavo Felicíssimo)

CRÔNICAS DE ONTEM E DE HOJE, de Juraci Costa

Entendo que, por uma questão de sentido e método, cada livro acabe sendo enquadrado neste ou naquele gênero. Mas este “Crônicas de ontem e de hoje”, de Juraci Costa, embora o gênero anunciado em seu título, bem poderia ser um livro de “causos” ou “memórias”, tão ricas e espetaculares são as descrições de fatos e acontecimentos trazido à baila no conjunto das narrativas. Tudo em uma linguagem ao nível da fala comum, apta a alcançar todos os públicos, desde o leitor mais comum e curioso, até o literato mais exigente. Tudo acompanhado de muito bom humor e leve ironia.

SERVIÇO

LANÇAMENTO DE LIVROS

Dia 21 de dezembro, às 19 horas

Local: Cervejaria Uçá

Av. Pres. Tancredo Neves, 655 – Inácio Barbosa, Aracaju

Contato: 73-9 8842-2793 / editoramondrongo@gmail.com

————————-

Fonte: Editora Mondrongo

Foto: divulgação