O livro “Psicologia social do preconceito e do racismo”, de autoria do professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Sergipe –UFS –, Marcus Eugênio Oliveira Lima, foi indicada para o Jabuti, o mais tradicional prêmio literário do país. A obra está entre as cinco finalistas na categoria Ciências.

Para o docente, a concepção do livro tem a ver com o Grupo de Trabalho coordenado por ele em 2018 na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia – Anpepp –, que estuda os níveis de análise da psicologia social. O livro traz uma análise do preconceito e do racismo, à luz da psicologia social, em diferentes níveis: processos individuais; interindividuais e situacionais; posições de poder dentro e entre os grupos; e sistemas ideológicos (crenças, representações da alteridade e normas sociais). A esses quatro níveis o autor adicionou outros dois: o intersocietal, que diz respeito às interdependências em escala global entre as sociedades, e o neurológico.

Marcus Eugênio conta que iniciou a escrita do livro no seu pós-doutorado, na Austrália, durante o ano de 2019 e finalizou ao retornar para o Brasil. Ele frisa que esse período foi essencial para a escrita, pois teve o tempo necessário para se dedicar ao livro. Além disso, Marcus dá ênfase à bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) o ajudou a se manter nesse período. “Tudo isso tem a ver com o apoio à ciência”, completa.

O prêmio

Referência entre os prêmios literários do país, o Prêmio Jabuti desta edição recebeu 3.422 inscrições – um total 31% maior do que o número de obras inscritas em 2020. A cerimônia de premiação será no dia 25 de novembro, novamente online, com transmissão pelo canal da Câmara Brasileira do Livro no YouTube. Os autores vencedores, em cada uma das vinte categorias, receberão prêmio de R$ 5 mil. Já o vencedor da categoria Livro no Ano receberá R$ 100 mil.

Para o professor Marcus, a experiência do Prêmio Jabuti é gratificante, pois estar entre os cinco melhores livros de 2021 na área de ciências traz visibilidade no ponto de vista acadêmico e também político-acadêmico, além de maior quantidade de leitores.

———————————-

Fonte: UFS

Foto: Reprodução