De Salvador: Por Rosa Meire
Uma iniciativa do Centro Espírita Cidade da Luz tem levado alívio à população em situação de rua, desde o início do mês de outubro, em Salvador. O veículo foi adaptado para o atendimento às necessidades de banho e corte de cabelo, mas o sentimento entre as pessoas atendidas é de acolhimento e conforto emocional. “Durante a pandemia tem sido horrível porque a gente às vezes é discriminado. A gente tá na rua e fica mais vulnerável sem tomar um banho, escovar os dentes. A discriminação, acredito, aumentou ainda mais. Eu tô achando excelente o trabalho aqui”, revela o morador de rua Lázaro Pereira, já de banho tomado, em pé junto ao Busão estacionado embaixo do viaduto do bairro do Politeama, em Salvador, primeira parada do projeto, por volta das 18 horas, da quarta-feira, 13 de outubro.
O projeto do Centro Espírita Cidade da Luz, que tem o médium José Medrado como fundador é parte da Caravana Fraterna Carlos Murion, e foi inspirado na iniciativa Banho do Bem, existente em Brasília. O ônibus é dotado de cinco boxes para banho, com todo o instrumental necessário: sabonete, shampoo, toalhas e roupas limpas. O usuário também tem disponível duas bancadas para corte de cabelo e barba. “Todo mundo que entra para o banho recebe um kit de higiene, roupas, máscaras descartáveis e o alimento”, revela Rosângela, uma das coordenadoras da ação, que reúne cerca de 15 voluntários. “Eles vêm gostando e a gente também”, disse a voluntária de prenome Luzia, membro do Centro Espírita há cerca de 30 anos, enquanto coordenava o trabalho do banho junto aos boxes.
O trabalho do médium José Medrado ecoa pela sua liderança entre os voluntários do Banho do Bem – Busão da Solidariedade. Conforme Rosângela e Leda, coordenadoras da ação, a Cidade da Luz traz vetor permanente de inovação, sob inspiração do seu líder espírita, de levar dignidade à população que vive nas ruas de Salvador. O projeto está sendo implementado graças à realização de uma Vakinha virtual, em andamento. Funciona às quartas-feiras, a partir das 17h30 e segue roteiro de onde se encontram as pessoas em situação de rua. A primeira parada foi no dia 06/10, na Avenida Vasco da Gama, seguida do Comércio e Mercado do Peixe.
Conforme Renato Gomes, administrador da Cidade da Luz, o Busão da Solidariedade foi um caminho encontrado pela Cidade da Luz para estreitar os laços com a população de rua, e, a partir daí, buscar encaminhar as pessoas para o trabalho de base, no Centro Espírita, localizado em Pituaçu. Há na base uma outra equipe disponível para prestar assistência: seja em relação à necessidade de documentação, atendimento médico, retorno à cidade de origem, dentre outros serviços. “Nosso objetivo final é proporcionar ajuda para que a pessoa encontre condições para sair da rua. Na verdade, o Busão é um veículo pra gente estreitar o laço com ela, mas mesmo antes dessa ação ser iniciada, cerca de 20 pessoas de rua já foram atendidas em nossa base”, afirmou Gomes.
Deixar Um Comentário