O Novo Megane E-TECH Electric é um recém-chegado ao mundo elétrico. Ele se insere em um ecossistema onde o veículo representa uma plataforma material, com softwares de ponta e conectividade otimizada, para entregar novas experiências. Graças à nova plataforma CMF-EV, o Megane E-TECH Electric oferece um grande espaço interno e uma experiência de condução dinâmica, com uma direção direta, mas precisa.
Tal como um smartphone, o Novo Megane E-TECH Electric se integra no ecossistema digital de seu usuário. É um veículo high-tech pronto pra tudo, com seu display digital inédito com sistema OpenR e o novo sistema multimídia OpenR Link, desenvolvido em conjunto com o Google e baseado no sistema operacional Android Automotive. Com ele, o perfil de cada usuário pode ser associado à conta pessoal do Google, para uma experiência ainda mais rica. Além da navegação via Google Maps e a loja de aplicativos Google Play, o assistente de voz integrado do Google e as funções do aplicativo MY Renault proporcionam ainda mais interatividade e proatividade no dia a dia.
O Megane do amanhã já está aqui!
“O Novo Megane encarna a revolução elétrica que a Renault iniciou há dez anos. Democratizando a tecnologia elétrica, o Novo Megane torna o veículo elétrico acessível, sem comprometer a eficiência e o prazer de dirigir. Este veículo transmite emoção – nós o criamos para que ele fosse o GTI dos veículos elétricos”, declarou Luca de Meo, CEO do Renault Group.
Um novo começo
A Renault marca um novo começo com a decisão estratégica de fabricar o Novo Megane E-TECH Electric na planta de Douai França, no coração do ElectriCity, o novo polo industrial elétrico de referência na Europa. Com uma ambição de 400.000 veículos por ano, o Renault ElectriCity será em breve o centro de produção de veículos elétricos mais importante e competitivo da Europa. A localização ideal na região de Hauts-de-France permite que ele esteja mais próximo da demanda.
Megane, um nome para ficar na história
Pensou em carro compacto na Renault, pensou Megane, um modelo que faz parte da gama há 26 anos, com quatro gerações. O Novo Megane E-TECH Electric presta uma homenagem a este legado, com seu design e versatilidade. Ele mantém e otimiza o DNA que fez de cada geração do Megane uma referência no segmento: prazer de dirigir, conforto, tranquilidade, espaço interno e volume do porta-malas. Tudo isso com a inclusão de novos diferenciais, como um design incrível, a inédita relação tamanho/espaço interno e todos os benefícios associados à motorização elétrica.
Com o Novo Megane E-TECH Electric, a Renault demonstra que está dando continuidade à história de sucesso que o nome Megane carrega, inserindo este nome na modernidade e no futuro. Seria lógico dar este nome ao modelo. E é por meio dele que este nome vai ficar na história.
Nova linguagem “sensual-tech”
Assim como a marca, o design da Renault evoluiu e ficou mais tecnológico. As características sensuais que marcaram o sucesso do seu estilo foram mantidas, integrando elementos bastante tecnológicos (faróis de LED traseiros micro-ópticos, display digital OpenR), além de outros cujos códigos são inspirados nos objetos high-tech e no mundo da hi-fi (saídas de ar, gravação a laser nas proteções da parte inferior das portas).
Proporções inéditas e dinâmicas
Com um entre-eixos alongado (2,70 m, para um comprimento total de 4,21 m) e o balanço reduzido oferecidos pela nova plataforma modular CMF-EV, o Novo Megane E-TECH Electric exibe proporções inéditas. Os designers puderam criar um hatch dinâmico com dimensões mais contidas. A bateria tem uma espessura recorde (apenas 110 mm!) o que permitiu diminuir as proporções externas indo além dos limites na relação dimensões externas/espaço interno, reduzindo assim o centro de gravidade para mais prazer e dinamismo ao dirigir.
O Novo Megane E-TECH Electric associa um design compacto a uma altura menor (1,50 m), mas seu grande espaço interno é percebido até mesmo pelo lado de fora.
Aerodinâmica e eficiência
A impressão de robustez é sentida graças à presença de atributos que rementem ao mundo dos crossovers: grandes rodas de 20 polegadas, proteções na parte inferior carroceria e nas caixas de roda, cintura da carroceria alta. Já a linha descendente do teto, as bitolas alargadas e as maçanetas das portas “fluidas” e integradas de série remetem ao mundo dos cupês. A altura contida, o espaço interno e o volume do porta-malas são uma referência ao mundo dos hatches tradicionais do segmento C.
A pesquisa da aerodinâmica por meio da eficiência do design foi um elemento estruturante do estilo do Novo Megane E-TECH Electric. A altura contida, a linha descendente do teto, pneus mais estreitos, para-choques esculpidos com saídas de ar na frente, bem como as proteções laterais integradas contribuem para destacar visualmente a aerodinâmica do veículo e otimizar a eficiência.
Cores elegantes e diferenciadas
O Novo Megane E-TECH Electric estará disponível em seis cores de carroceria elegantes e diferenciadas: prata Rafale, prata Schiste, azul Nocturne, vermelho Fogo, preto Étoile e branco Glacier. E para ainda mais personalização, é possível optar pela pintura em dois tons, diferenciando a cor do teto, colunas e, conforme a versão de acabamento, as capas dos retrovisores externos, com as cores prata Schiste, preto Étoile e branco Glacier, permitindo mais de 30 combinações possíveis.
Outro elemento diferenciador é a cor dourada Warm Titanium. Na versão topo de linha, a cor aparece na lâmina do para-choque dianteiro e traseiro, bem como nas saídas de ar laterais do para-choque dianteiro, conferindo tanto personalidade como esportividade ao Novo Megane E-TECH Electric.
O veículo exibe sua personalidade com pneus de 20 polegadas (18 polegadas na primeira versão de acabamento). Dois aros diferentes estão disponíveis com 20 polegadas e outros dois com 18 polegadas. Todos exibem o novo logo Renault no centro.
Assinatura elétrica
100% LED, a iluminação dianteira e traseira do Novo Megane E-TECH Electric é finamente esculpida e bastante moderna. O veículo inaugura assinaturas luminosas inéditas com desenho “eletrizante”, que se estendem até o logo central, reforçando seu design dinâmico. Na frente, as luzes de rodagem diurna parecem escapar dos faróis, se estendendo até as saídas laterais do para-choque. Na traseira, vários filamentos micro-ópticos recortados a laser formam duas faixas, criando um efeito 3D difuso: as linhas entrecruzadas parecem estar vibrando, como se estivessem vivas. E para complementar os elegantes piscas dinâmicos, as luzes de freio assumem a forma de dois traços superpostos, remetendo a um símbolo de “pausa”.
Compostos de seis refletores, os faróis são adaptativos. Não é mais preciso mudar de faróis altos para faróis baixos, pois o ajuste é automático. Assim, a iluminação é mais ampla na cidade para ver melhor em torno do veículo, permitindo ver mais longe na estrada sem ofuscar os veículos que seguem à frente ou no sentido contrário. Esta iluminação também se adapta às condições climáticas (chuva, neblina), por meio de um botão no painel, cumprindo a função de faróis de neblina. Os piscas dinâmicos complementam este conjunto de funções ultramoderno e bastante estético.
Maçanetas de portas automáticas
Todas as versões do Novo Megane E-TECH Electric recebem de série maçanetas de porta embutidas. Quando o condutor ou o passageiro dianteiro se aproxima para abrir uma porta, ou quando o veículo é destravado, as maçanetas dissimuladas na carroceria aparecem automaticamente, por meio de um sistema elétrico. Elas retornam à posição fechada dois minutos depois de o veículo ter sido estacionado ou quando ele começa a rodar, ou ainda mediante o travamento das portas.
Bem-vindo a bordo
A sequência de boas-vindas do Novo Megane E-TECH Electric é inicializada quando o condutor se instala dentro da cabine. Reunindo os mostradores do painel de instrumentos e a tela central multimídia, o display OpenR acende, exibindo o logo e o nome da marca. A iluminação ambiente dá destaque ao posto de condução, enquanto que os alto-falantes emitem um novo som exclusivo Renault, para dar as boas-vindas a bordo.
OpenR, a maior tela do mercado
Esta é a peça principal da cabine do Novo Megane E-TECH Electric, uma joia que encarna toda a tecnologia integrada neste modelo de última geração. Vista pela primeira vez nos carros-conceito TreZor (2016), SYMBIOZ (2017) e MORPHOZ (2019), a nova tela unificada OpenR combina, em formato de L invertido, o mostrador digital do painel de instrumentos e a tela multimídia do console central. Esta é a primeira aparição em um modelo de produção em série deste equipamento único no mercado, resultado de longos anos de desenvolvimento das equipes de Design, Produto e Engenharia da Renault, integrando de fábrica as saídas de ar centrais para manter o espírito “fluido” do design do veículo.
O display OpenR é recoberta por uma superfície de vidro reforçada, que melhora a robustez, tornando-a mais agradável ao toque e ao olhar. A luminescência e a taxa de reflexão da luz das telas foram otimizadas, para uma melhor visibilidade nos dias mais ensolarados, junto com um tratamento antirreflexos específico. Assim, foi possível eliminar o clássico “para-sol” do painel, liberando espaço e dando um efeito bastante moderno e fluido ao conjunto.
O display OpenR oferece uma superfície de visualização total inédita: 321 cm² para a tela de 12,3 polegadas do painel de instrumentos (1920 x 720 pixels no formato paisagem) e 453 cm² para a tela multimídia de 12 polegadas (1250 x 1562 pixels no formato retrato). Ou seja, um total de 774 cm² para um espaço digital embarcado único na categoria, digno dos maiores hatches premium. Na primeira versão de acabamento, a tela multimídia mede 9 polegadas (1250 x 834 pixels no formato paisagem).
A tela OpenR é recheada de tecnologias de ponta, para uma experiência tanto fluida como rica. Ela integra a terceira geração da plataforma Snapdragon Automotive Cockpit da Qualcomm, permitindo uma visualização múltipla, conectividade de ponta com USB Type-C e todas as tecnologias necessárias à segurança embarcada e aos dispositivos avançados de assistência ao motorista (Around View Monitor 3D, por exemplo). Em termos de software, ela conta com o novo sistema OpenR Link com Google integrado, para uma experiência conectada, intuitiva e otimizada.
Intuitividade máxima
O sistema OpenR Link é baseado no sistema operacional Android, o mesmo utilizado em mais de 75% dos smartphones no mundo*, em sua versão dedicada ao uso veicular (Android Automotive). Desenvolvido pelo Google, este software é aberto e evolutivo, contando com atualizações constantes.
Simples e intuitivo, o OpenR Link integra todas as funções que podem ser encontradas em um smartphone ou tablet, sendo totalmente integrado no ecossistema digital do usuário do Novo Megane E-TECH Electric. Assim como em um tablet, ele é operado com um dedo (toque curto, toque longo, deslizar), vários dedos (pinçar, aumentar, etc.) ou por meio de voz, graças ao reconhecimento de voz. Ele recebe e exibe notificações e permite navegar facilmente entre seus diferentes universos (Página Inicial/Navegação, Música, Telefone, Aplicativos, Veículo), graças à barra de menu localizada no topo da tela.
Assim como o sistema operacional de um smartphone ou tablet, o OpenR Link é atualizado automaticamente, por meio da tecnologia FOTA (Firmware Over-The-Air).
Mesmo som premium para todos os ocupantes
Complementando os dois sistemas de som Arkamys das versões de entrada e intermediária, a versão topo de linha (opcional na versão intermediária) do Novo Megane E-TECH Electric integra um novíssimo sistema de som premium com a assinatura Harman Kardon.
A integração deste sistema foi feita na fase de desenvolvimento do Novo Megane E-TECH Electric, para oferecer uma experiência musical inédita aos ocupantes do veículo. Com uma potência total de 410 W, ele conta com nada menos que 9 canais: 2 tweeters nas laterais do painel, dois woofers nos painéis das portas dianteiras, dois tweeters e dois woofers nos painéis das portas traseiras e um subwoofer localizado no porta-malas.
Espaço interno maximizado
O efeito é surpreendente logo que se entra na cabine: é muito espaço! Apesar de ocupar um espaço mínimo, o Novo Megane E-TECH Electric exibe medidas internas semelhantes às do Megane equipado com motor térmico (espaço longitudinal, distância entre os passageiros) e até mesmo superiores (espaço para os joelhos de 21 cm na traseira). O conforto e a praticidade foram maximizados, graças à plataforma CMF-EV: entre-eixos alongado, menor compartimento do motor, integrando elementos do sistema de ar-condicionado, painel de bordo mais fino, etc. Assim, os passageiros dianteiros contam com mais espaço no console central e sob o painel de bordo. Além disso, o espaço interno e o conforto são ainda maiores devido à ausência tanto do túnel de transmissão (assoalho plano), como da alavanca de marchas e dos comandos normalmente integrados no console central.
Materiais reciclados dão a impressão de estar em casa
Na cabine do Novo Megane E-TECH Electric, fica evidente a inspiração vinda do universo do mobiliário. Vários materiais inéditos ou reciclados foram combinados para oferecer um ambiente acolhedor, para que os ocupantes se sintam “em casa”. Os designers também quiseram ir além dos materiais tradicionais, como o plástico, e além das cores tradicionais, como o preto.
O painel de bordo é revestido de material têxtil nas versões de entrada e intermediária. Já na versão topo de linha, este material é substituído pelo couro sintético (com aparência de couro natural). O contorno superior do painel de bordo e a moldura superior dos painéis das portas são ornados com um revestimento em Alcântara na versão intermediária e um acabamento em madeira Nuo na versão topo de linha. O Nuo é um material original e inovador, feito com madeira legítima. Ele é composto de finas folhas de tília recortadas a laser e coladas a um tecido por meio de um adesivo de baixo impacto ambiental. Esta é a estreia mundial da aplicação deste material em um modelo de produção em série. Associado ao revestimento do painel de bordo em couro sintético, os pespontos dourados na cor Warm Titanium da cabine e os bancos forrados com couro legítimo (ver abaixo), ele contribui para a sofisticação e elegância da versão topo de linha do Novo Megane E-TECH Electric.
Em todas as versões, o painel de bordo é igualmente ornado com um friso decorativo horizontal, que amplia visualmente a cabine, combinando com os frisos localizados nos painéis das portas. Ele reflete visualmente a luz e integra uma moldura luminosa na versão topo de linha (opcional na versão intermediária).
O revestimento dos bancos da primeira versão de acabamento é composto de matéria-prima têxtil 100% proveniente de material reciclado. Na versão intermediária, o revestimento que mistura couro sintético e material têxtil também utiliza matéria-prima têxtil 100% reciclada. Já na versão topo de linha, o encosto e o assento dos bancos dianteiro e traseiro são forrados com couro. Duas opções de cores estão disponíveis: preto titânio com arremate na cor Warm Titanium ou cinza areia claro com arremate na cor café. Em todas as versões de acabamento, os porta-objetos nos painéis das portas são forrados com carpete, proporcionando maior conforto visual e sonoro.
Living Lights: ambiente luminoso vivo
A iluminação interna do Novo Megane E-TECH Electric é 100% LED e baseada no ritmo circadiano, o ciclo biológico do corpo humano que se repete a cada 24 horas, para otimizar o bem-estar dos ocupantes. Ativada por meio das faixas luminosas do painel de bordo, a iluminação da cabine, dos painéis das portas e do suporte para smartphone é diferente de dia e de noite, mudando automaticamente de cor a cada 30 minutos.
Esta experiência única é chamada de LIVING LIGHTS. Com transições suaves entre as cores, efeitos dinâmicos e naturais e mudanças automáticas de cor, a iluminação ambiente parece estar viva. De dia, as cores frias destacam o design interno e proporcionam uma sensação de alta tecnologia. De noite, o ambiente cativante das cores quentes faz com que condutor e passageiros mergulhem em uma aura relaxante, dando uma nova personalidade ao Novo Megane E-TECH Electric.
A iluminação interna pode ser personalizada, por meio das regulagens do sistema multi-sense, cujo botão de acesso direto se localiza no volante. Por exemplo, é possível ajustar a intensidade da iluminação e adaptar a cor ao seu humor e suas preferências. Na tela OpenR, um cursor de ajuste manual permite escolher entre 48 cores diferentes para o painel frontal e os painéis das portas. As cores também mudam de acordo com o modo de condução selecionado.
Direção e agilidade otimizadas
Na plataforma CMF-EV, foi realizado um trabalho específico para que os veículos produzidos pudessem associar a potência da motorização elétrica a um chassi dinâmico, sem comprometer o conforto. Uma nova direção assistida elétrica foi incluída no projeto, reduzindo a relação de redução da direção para 12, a mais baixa do mercado, oferecendo uma direção mais ágil e direta. Com isso, o condutor do Novo Megane E-TECH Electric tem uma resposta rápida e franca aos seus comandos ao volante, o que facilita as manobras.
Este diferencial é complementado pela presença de um eixo traseiro multibraços batizado de Parallel Link. Associado à nova coluna de direção, ele assegura uma melhor aderência à pista, proporcionando uma condução mais segura e mais precisão nas manobras.
A bateria mais fina (110 mm) permitiu reduzir o centro de gravidade do veículo (-90 mm em comparação com um Megane equipado com motor térmico), favorecendo a agilidade. A distribuição do peso é equilibrada, graças à integração da bateria sob todo o assoalho.
Casulo sonoro patenteado
A inovadora Cocoon Effect Technology, desenvolvida e patenteada pelos engenheiros da Renault, proporciona uma sensação de conforto acústico inédito durante a condução mesmo para um veículo elétrico, que é silencioso por natureza. Uma camada de espuma amortecedora específica foi instalada entre o assoalho do veículo e toda a superfície da bateria. Os benefícios são sentidos a partir de 30 km/h, criando um efeito de casulo na cabine digno dos hatches premium. Assim, os ocupantes podem desfrutar do silêncio, curtir música ou conversar com tranquilidade, mesmo na estrada.
A leveza é uma das vantagens da “Cocoon Effect Technology”, pesando 3 kg a menos em comparação com um isolamento acústico tradicional. Esta solução é complementada por um isolamento duplo das portas, recurso normalmente reservado aos veículos do segmento superior.
Sensações sob medida
Tanto as regulagens do sistema multi-sense de nova geração, vistas pela primeira vez no Novo Megane E-TECH Electric, como o sistema multimídia OpenR Link permitem adaptar as sensações de condução e dentro da cabine à personalidade ou ao humor do condutor. O acesso é feito por meio da tela OpenR e um novo botão dedicado, localizado no volante.
As regulagens também têm um efeito tanto nas sensações de condução (força da direção, calibragem do motor e resposta do acelerador) como no ambiente da cabine (iluminação interna, conforto do banco do condutor, conforto térmico, visualização e cor do painel de instrumentos). Três modos pré-programados (Eco, Confort e Sport) associam o melhor destas regulagens com o objetivo de melhorar a eficiência, adaptando-se às situações mais frequentes e aumentando as sensações dinâmicas. Um quarto modo (MySense) permite personalizar totalmente as regulagens. O condutor pode alterar de um modo para o outro a qualquer momento, inclusive por comando de voz.
Motor de nova geração
O motor do Novo Megane E-TECH Electric é totalmente novo. Ele foi desenvolvido pela Aliança, sendo utilizado por seus diferentes parceiros e produzido em duas plantas: no Japão para a Nissan e em Cléon, na França, para a Renault.
Há dez anos, a Renault utiliza o motor síncrono como rotor bobinado e tanto o Renault Group como a Aliança continuarão apostando nesta tecnologia no futuro. Ela oferece um rendimento melhor do que a tecnologia de motor com ímãs permanentes; já a ausência de terras raras limita seu impacto ambiental e os custos de produção em grande escala.
Graças ao design otimizado, este motor é compacto, pesando apenas 145 quilos (incluindo a transmissão), uma redução de 10% no peso em comparação com a motorização utilizada atualmente no ZOE, apesar de um aumento pronunciado na potência e no torque. O Novo Megane E-TECH Electric será oferecido com duas opções de motorização:
96 kW (130 cv) e 250 Nm
160 kW (218 cv) e 300 Nm
Ele oferece todo o prazer da condução elétrica, como aceleração instantânea, tanto dinâmica como linear (sem solavancos), permitindo que o Novo Megane E-TECH Electric passe de 0 a 100 km/h em apenas 7,4 segundos.
Frenagem regenerativa sob medida
A bateria pode recuperar energia a cada frenagem. Mas para otimizar a autonomia independentemente do modo de condução, o Novo Megane E-TECH Electric é equipado com um sistema de frenagem regenerativa otimizada.
A frenagem regenerativa é ativada quando a alavanca de marchas está posicionada no modo D, permitindo recuperar a energia cinética da desaceleração (soltando o pé do acelerador) e transformando-a em energia elétrica, que é armazenada na bateria. Assim, é possível melhorar a eficiência e autonomia do veículo, utilizando menos o pedal do freio.
O Novo Megane E-TECH Electric otimiza esta função oferecendo quatro níveis de frenagem regenerativa, que são selecionadas por meio de paletas localizadas atrás do volante: do nível 0 (sem frenagem recuperativa) ao nível 3 (recuperação máxima e freio do motor otimizado, para uma condução bastante intuitiva na cidade).
Bateria ultrafina
Assim como o grupo motopropulsor, o Novo Megane E-TECH Electric conta com uma bateria totalmente nova de 395 quilos, cujo projeto foi feito para se integrar perfeitamente à plataforma CMF-EV. Esta é a bateria mais fina do mercado, pois sua altura é limitada a 110 mm (para 1.960 mm de comprimento e 1.450 mm de largura), ou seja, 40% a menos que a da bateria do ZOE. Ela contribui diretamente para limitar a altura do veículo a 1,50 m, beneficiando a aerodinâmica e a eficiência.
Para chegar a um tamanho tão compacto, as equipes de engenharia se basearam em uma nova versão da química das baterias de íons de lítio com tecnologia NMC (sigla de “Níquel, Manganês, Cobalto”) da LG, que têm mais níquel e menos cobalto, beneficiando a densidade energética e atingindo 600 Wh/l – um nível 20% superior ao da bateria do ZOE. As equipes também utilizaram – pela primeira vez no Renault Group – um novo sistema de resfriamento líquido. Localizado na parte inferior do módulo da bateria, o sistema alia eficiência e compacidade, graças aos tubos de alumínio extrudado. Com apenas 18 mm, ele contribui para uma melhor integração da bateria na plataforma, beneficiando o design e o espaço interno.
Performances equilibradas
O Novo Megane E-TECH Electric oferece duas capacidades de bateria:
40 kWh para uma autonomia de 300 km (segundo a norma WLTP)
60 kWh para uma autonomia de até 470 km (segundo a norma WLTP, conforme a versão)
A bateria de 40 kWh é composta de 8 módulos com 24 células cada, distribuídos em uma camada, enquanto que a bateria de 60 kWh é composta de 12 módulos com 24 células cada, distribuídos em duas camadas. Nos dois casos, as dimensões são as mesmas, com destaque para a altura recorde de 110 mm. Estas baterias contam com uma garantia de 8 anos. Durante este período, elas são substituídas gratuitamente caso sofram uma deterioração que resulte em um nível inferior a 70% de sua capacidade nominal.
O Novo Megane E-TECH Electric tem o objetivo de oferecer performances equilibradas e otimizadas, a um custo razoável. As diferentes versões da gama atendem a maior parte das necessidades dos clientes, tanto para uso diário como em viagens no fim de semana ou de férias.
Versatilidade de recarga
Além de seus dois níveis de potência do motor e capacidade da bateria, a versatilidade do Novo Megane E-TECH Electric é potencializada pelas várias soluções de recarga, incluindo 130 kW na estrada e 22 kW, amplamente disponível nas cidades. Todas são otimizadas para uma eficiência máxima.
Assim, o Novo Megane E-TECH Electric é compatível com todas as infraestruturas de recarga em corrente alternada (AC): desde uma tomada doméstica (10A/2,3 kW monofásico) até os terminais públicos, que permitem recuperar até 160 km em 1 hora (32A/22 kW trifásico).
Conforme a versão, ele também pode ser compatível com as infraestruturas de recarga em corrente continua (DC) de até 130 kW (sistema de recarga combinado), assim como tomadas de recarga rápida em estradas, podendo recuperar até 300 km em 30 minutos, de acordo com o ciclo WLTP.
Os vinte e seis sistemas avançados de assistência ao motorista do Novo Megane E-TECH Electric são divididos em três categorias: condução, estacionamento e segurança. Eles colocam o Novo Megane E-TECH Electric no topo da categoria em matéria de conforto do condutor, além da segurança dos ocupantes e dos outros usuários do trânsito.
Active Driver Assist, condução autônoma contextual
No Novo Megane E-TECH Electric, o Assistente Highway & Traffic Jam Companion – já conhecido na gama Renault – ficou ainda melhor. Agora ele é contextual, ampliando seu campo de aplicação para além das vias rápidas, permitindo ao condutor lidar melhor com os obstáculos encontrados pelo caminho. Este dispositivo de delegação da condução de nível 2 passa a se chamar Active Driver Assist.
O Active Driver Assist associa o controle de velocidade adaptativo contextual ao Stop & Go e à função de alerta de saída de faixa. Apesar de as tecnologias do regulador adaptativo não terem sido alteradas, ele é configurado por padrão no modo Automático, para se adaptar automaticamente à velocidade detectada pela câmera e o sistema de navegação. Além dos dados de geolocalização, o Active Driver Assist utiliza uma cartografia específica, que integra as rotatórias frequentemente presentes em rodovias, bem como limites de velocidade e curvas fechadas. O Novo Megane E-TECH Electric pode desacelerar automaticamente ao passar por uma rotatória, voltando a acelerar até o limite de velocidade e sinalizando estes eventos no painel de instrumentos. O veículo se adapta automaticamente aos limites de velocidade vigentes, por exemplo, quando é obrigatório reduzir de 130 para 110 km/h.
Já o alerta de saída de faixa é capaz de funcionar mesmo em caso de ausência de uma das faixas de marcação lateral da pista (em uma estrada vicinal, por exemplo).
Quando o Active Driver Assist é ativado, se houver um congestionamento, a partida automática do motor acontece depois de 30 segundos e não mais depois de 3 segundos, como acontecia anteriormente. Para além deste tempo, é necessária uma ação do condutor (pisar no pedal do acelerador, por exemplo).
O Active Driver Assist faz parte do Safety Coach Renault, um conjunto de medidas que permitem aprimorar a segurança para os usuários dos veículos da marca.
Evitando colisões e saídas da pist
Para reduzir os riscos de colisão, o Novo Megane E-TECH Electric conta com três equipamentos já conhecidos: o alerta de saída de faixa (LDW), o alerta de pontos cegos (BSW) e o assistente de manutenção de faixa (LKA). Este último está mais avançado do que nunca, com seu novo recurso ELKA (assistente de manutenção de faixa de emergência).
O sistema associa os dados da câmera frontal e dos radares laterais, reposicionando o veículo automaticamente na faixa se for detectado um risco de colisão frontal ou lateral ao iniciar uma ultrapassagem, ou se o carro começar a sair da faixa.
O assistente de manutenção de faixa de emergência funciona de 65 a 160 km/h (velocidade máxima do veículo) para as ultrapassagens com risco de colisão lateral e risco de saída da faixa, e de 65 a 110 km/h para as ultrapassagens com risco de colisão frontal.
Protegendo os outros usuários do trânsito
Dois novos sistemas avançados de assistência ao motorista aparecem pela primeira vez na gama Renault com o Novo Megane E-TECH Electric, destinados principalmente à proteção dos outros usuários do trânsito, principalmente pedestres e ciclistas.
A frenagem automática de emergência em marcha a ré (Rear AEB) faz parte da frenagem automática de emergência, sendo ativada quando o condutor está dirigindo em marcha a ré. Se os sensores ultrassônicos traseiros detectarem um obstáculo em potencial (pedestre, ciclista, poste, etc.), o sistema emite um alerta visual e sonoro para o condutor. Se não houver nenhuma reação deste, o sistema aplica uma frenagem de emergência de dois segundos para evitar uma colisão. Este sistema funciona em marcha a ré em velocidade de 3 a 10 km/h.
O dispositivo Occupant Safe Exit (OSE) emite um alerta quando o ocupante do veículo abre a porta para sair, caso um veículo, moto ou ciclista esteja se aproximando, para evitar qualquer choque contra a porta do veículo. Este sistema de alerta visual e sonoro permite evitar os acidentes conhecidos como “portada”, que apresentam risco sobretudo para os ciclistas na cidade.
Estacionando e transitando de forma mais fácil
Na categoria Estacionamento, dois novos sistemas avançados de assistência ao motorista colocam o Novo Megane E-TECH Electric no topo de sua categoria.
O Around View Monitor 3D (Câmera 3D com visão 360°) é um sistema que utiliza quatro câmeras para exibir uma modelização 3D do veículo e visualizar o entorno com visão 360°. O condutor pode visualizar o exterior dando uma volta virtual ao redor do veículo por meio da tela touchscreen, com uma visão panorâmica da frente e da traseira do veículo para ajudar a fazer a manobra de estacionamento com toda segurança.
Já a função Full Auto Park (estacionamento totalmente automático) é uma versão aprimorada do sistema de estacionamento semiautomático Easy Park Assist. Neste caso, a automatização é quase total, pois o condutor não precisa nem mesmo acionar os modos Drive e Ré e nem o acelerador ou freio durante a manobra de estacionamento assistida. O condutor só precisa verificar o entorno e pisar no pedal do acelerador para indicar ao sistema que ele pode continuar ou interromper a manobra.
Agora, o conforto e a tranquilidade foram reforçados, graças ao Smart Rear View Mirror (retrovisão por meio de câmeras). O sistema funciona por meio de uma câmera localizada na parte superior do vidro traseiro, permitindo visualizar a pista atrás do veículo pelo retrovisor interno do veículo, oferecendo uma visão total e desobstruída em tempo real, complementando a visão proporcionada pelos retrovisores externos.
Segurança em primeiro lugar
Os tubos de alumínio extrudado do sistema de resfriamento líquido da bateria também contribuem para a segurança da bateria, graças à excelente resistência estrutural. A rigidez da bateria é otimizada por meio da estrutura das barras transversais e dos crash-boxes, que são itens de série da plataforma CMF-EV.
Para oferecer uma segurança ainda maior, o Novo Megane E-TECH Electric também conta com o Fireman Access, inovação criada a partir da parceria exclusiva de mais de dez anos entre o Renault Group e a Corporação de Bombeiros da França. Este acesso especial permite que, em caso de incêndio, as equipes de resgate possam inundar a bateria e interromper as chamas em apenas 5 minutos, em comparação com o tempo de 1 a 3 horas no caso de um veículo elétrico que não é equipado com este sistema. Esta inovação é complementada por um interruptor localizado sob o banco traseiro, que permite que as equipes de resgate desconectem a bateria do circuito de alta tensão do veículo.
As equipes de resgate podem ainda escanear um QR code localizado no para-brisa do Novo Megane E-TECH Electric. Este código QR apresenta as informações sobre o veículo elétrico, como arquitetura, localização da bateria e dos airbags, permitindo o desencarceramento por meio de cortes rápidos e sem riscos. Este valioso recurso permite ganhar até 15 minutos no tempo de resgate de um ocupante.
O Fireman Access e o QR code fazem parte do Safety Coach Renault, um conjunto de medidas que permitem aprimorar a segurança para os usuários dos veículos da marca. De maneira geral, a segurança dos clientes no trânsito – mas também dos colaboradores no local de trabalho – é um dos três pilares principais (junto com a transição ecológica e a inclusão) da política de responsabilidade social e ambiental (RSE) implementada pelo Renault Group, por meio de seu plano estratégico Renaulution.
——————————————
Fonte: Renault
Fotos: Ascom Renault
Deixar Um Comentário