Nesta terça-feira, 30, foi lançado no restaurante Ferreiro Grill, no RioMar Shopping, o livro A Serra e o Sonho, uma breve história da Fundação Pedro Paes Mendonça, de Ivanildo Sampaio. O evento, que reuniu a imprensa e convidados contou com a presença do empresário e presidente do Grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça.
A publicação escrita pelo jornalista pernambucano Ivanildo Sampaio faz o resgate histórico sobre a criação da Fundação Pedro Paes Mendonça. A Fundação teve como primeiras iniciativas o acolhimento aos idosos. Hoje, o Lar Dona Conceição, nome dado ao local, abriga cerca de 50 idosos, e está inserido em uma série de ações contadas no livro. As iniciativas vão desde educação integral para crianças e jovens dos povoados da região, passando por moradia, clínica médica, geração de renda, programas culturais, além de apoio à infraestrutura do povoado.
Toda essa história é permeada com imagens antigas. É possível ver fotografias dos primeiros projetos, da inauguração do Lar, das Irmãs Hospitaleiras – grandes responsáveis pela implantação do atendimento no Lar Dona Conceição -, das primeiras inaugurações de rodovias, dos grandes amigos que atuaram em favor do projeto, como o ex-governador de Sergipe, Albano Franco.
“Meu pai tinha o desejo de ver as pessoas do local onde ele nasceu receberem assistência. Ele não se conformava com essas pessoas desassistidas. Começamos com aqueles que consideramos mais vulneráveis à falta de assistência que são os idosos. E com o passar dos anos o trabalho da Fundação foi crescendo. Hoje, temos também uma preocupação grande com os jovens. Queremos que eles tenham novas perspectivas”, comenta o presidente da Fundação, João Carlos Paes Mendonça.
Além das imagens com resgate histórico, a publicação conta com um espaço central todo dedicado a fotografias das ações como são realizadas hoje. As fotos atuais são dos fotógrafos Heudes Régis e Hélia Scheppa. O livro tem uma edição especial, com uma caixa que remete ao material usado em mercearias como a do comerciante e patriarca Pedro Paes Mendonça. A segunda parte, que é o livro, já em cor, é o reflexo da realização do sonho. O projeto gráfico foi feito pelo designer Ricardo Gouveia de Melo.

*Com informações do Grupo JCPM
Fotos: reprodução do livro A Serra e o Sonho