Criada em 2011 com investimentos superiores a R$ 600 milhões de reais na construção de uma estrutura contemporânea com equipamentos e tecnologia de última geração, a Placas do Brasil começou suas operações em meados de 2018, na cidade de Pinheiros, em Espírito Santo. Inicialmente, os acionistas investiram primeiro na parte florestal como deve ser toda a base industrial deste segmento.
Toda indústria foi planejada com foco na sustentabilidade e na aquisição de maquinários de última geração em tecnologia, qualidade, modernidade, produtividade e sustentabilidade ambiental. Toda produção dos painéis de MDF são provenientes de florestas 100% renováveis de eucalipto.
Com capacidade para produzir 30.000 m³ por mês de painéis de MDF naturais e 12.000m³ de painéis de MDF revestidos, toda energia calórica para o processo industrial tem origem em fontes renováveis. Isso é aplicado através do funcionamento das caldeiras a base de biomassa e reaproveitamentos internos, tais como fibras de madeira, pó das lixadeiras e serras.
A Placas do Brasil também tem um cuidado especial com a água e para isto, foi construído lagoas que acondicionam 120mil m³ de água da chuva e de processo para reuso por meio de uma estação de tratamento.
A cultura de sustentabilidade da Placas do Brasil não é apenas aplicada na produção, mas também em parcerias com propriedades e produtores rurais em um raio de até 60km, atuando com florestas plantadas e sustentáveis. Com a implementação de um modelo de parceria florestal para o fornecimento de madeira renovável, a indústria preza pela garantia de emprego e renda para inúmeras famílias próximas a unidade fabril.
Para estes produtores, a indústria oferece suporte técnico do processo para a realização do licenciamento ambiental, financiamento, assessoria técnica no plantio, manutenção das florestas e central de compras de insumos.
Este reconhecido certificado foi conferido à Placas do Brasil por meio de uma pesquisa realizada pelo comitê de Sustentabilidade, do Jornal do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, que consultou órgãos ambientais na esfera federal, estadual e municipal tais como secretarias estaduais de meio ambiente, ministério de meio ambiente, Ibama, Conama, prefeituras e outras instituições ligadas ao Meio Ambiente.
O selo verde é a eco etiqueta que atesta a qualidade ecológica e socioambiental com o apoio da sociedade civil. É fornecida para empresas que comprovam por meio de pesquisa que seus ciclos de vida são amigáveis para o planeta e a vida que nele habita.
—————————————–
Fonte: Placas do Brasil
Deixar Um Comentário