Nesta sexta-feira, 28, às 22h, acontece a quarta e última apresentação do espetáculo online “Onde você estava quando eu acordei? – um atentado virtual”, da Avessa Grupa. Encenada Ao Vivo pelas atrizes Diane Veloso (SE) e Giuliana Maria (SP), a sessão encerra a temporada em cartaz nas sextas-feiras de maio. Com direção da maranhense Flávia Teixeira, a peça virtual coleciona elogios do público. Ingressos para a última apresentação estão disponíveis no Sympla da Pandêmica Coletivo.

A história apresenta as personagens Vera (Diane Veloso) e Sara (Giuliana Maria) que, após 15 anos sem se falarem, se reencontram virtualmente e a conversa entre elas revela segredos, sonhos, desejos e pistas do que as trouxe até ali. Em comum, ambas têm o desejo de romper com o que as aprisiona para seguirem com suas vidas. Temas sociais espinhosos são trazidos à tona durante a peça. O autor do texto, o dramaturgo Sidnei Cruz, elogiou a construção atemporal da narrativa virtual, que brinca com recursos do audiovisual.

“Uma direção incrível da Flávia Teixeira. Está muito melhor que o meu texto original (risos). Aperfeiçoaram muito e aprofundaram os temas, está demais. A gente [telespectador] sabe que elas estão em lugares diferentes, mas ao longo da fruição do jogo, você esquece disso tacitamente e embarca na cumplicidade das duas personagens”, analisou o dramaturgo Sidnei Cruz, que escreveu o texto a partir do “SCUM Manifesto – Uma Proposta para a Destruição do Sexo Masculino”, obra da feminista Valerie Solanas.

Plateia virtual

Diretamente da Argentina, outro telespectador da peça foi o radialista Charly Olmo, locutor do programa de rádio argentino “Brasil sin escala”, da FM Universidad de La Plata. “Boníssimo! Adorei a proposta, já tinha assistido a outras apresentações virtuais, mas esta foi a melhor. Foi incrível, com os vários recursos que utilizam. Adorei. Assistir a essas obras, vibrar todos numa mesma vibração, nos torna mais irmãos. Foi um prazer. Tem ainda a próxima sexta-feira para recomendar a amigos para assistir”, relembrou Charly.

De Sergipe, a ex-secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, também garantiu seu ingresso e agradeceu pela imersão coletiva na experiência virtual. “Quero parabenizar pela iniciativa. Poder praticar essa fruição cultural e artística num momento como este, através de uma plataforma de comunicação, poder mergulhar na capacidade técnica tão marcante de Diane Veloso, Giuliana Maria e de todos os envolvidos nesta peça, nos ajuda a alimentar o espírito de resistência neste momento. A palavra que resume é: obrigada!”, disse Eloísa Galdino.

Com produção da Avessa Grupa, o espetáculo é apresentado em parceria com a Pandêmica Coletivo. O ingresso para a última apresentação de “Onde você estava quando eu acordei? – um atentado virtual”, nesta sexta-feira, às 22h, está disponível no: www.sympla.com.br/produtor/pandemicacoletivotemporario.

Teatro online ou expandido

O espetáculo teve a sua primeira temporada virtual em outubro de 2020. Com sucesso de público, a peça foi apresentada no 11° Festival Popular de Teatro de Fortaleza e na Mostra Cênica Resistências, além de ter virado tema de artigo publicado na 1° Edição da Revista Farofa Crítica, mostrando que o “teatro online” ou “expandido” ganhou força diante da pandemia. “O que propomos já não é teatro, mas se apoia nele, vislumbrando o sonho de que logo possamos habitá-lo novamente”, disse a diretora da peça, Flávia Teixeira.

———————-

Fonte:  Ascom

Foto: Jetmir Idrizi