Nessa segunda-feira, 10, equipes da Polícia Civil, da Polícia Militar, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente – Sema – e da ONG S.O.S Vida Animal deflagraram uma operação de combate aos crimes contra animais e também crime ambiental. A ação ocorreu na Avenida Antônio Alves, localizada no Bairro Atalaia, Zona Sul de Aracaju.

De acordo com a delegada Georlize Teles, titular da Delegacia de Crimes Ambientais e Proteção Animal – Depama – foram registradas denúncias de crimes de maus tratos aos animais, com base na Lei 1.095/2019, que prevê o aumento das penalidades contra autores de práticas delitivas contra cães e gatos, além de comunicação de crime ambiental, tendo em vista que também existiam jabutis mortos no local onde ocorreu a ação conjunta.

“Após o recebimento de denúncias, acionamos o Pelotão de Polícia Ambiental – PPAmb – da Polícia Militar, que juntamente à Secretaria Municipal do Meio Ambiente e policiais civis se dirigiram ao local indicado e lá encontraram animais mortos e outros em situação de maus-tratos. A situação encontrada no local vai nos levar a instaurar um inquérito policial para definir responsabilidades”, reforçou. Na ação, foram resgatados três cães e oito jabutis vivos.

Ainda segundo a delegada, a investigação terá como objetivo identificar o dono do imóvel e apurar se o proprietário está ligado à situação de maus-tratos dos animais. “O primeiro passo é identificar o proprietário do imóvel, uma vez que o local se encontrava sem ninguém, aparentemente abandonado, pois havia muita sujeira e uma água muito suja para que os animais bebessem. Também é preciso verificar se o proprietário era o tutor daqueles animais que foram encontrados”, detalhou.

As informações foram repassadas à Ouvidoria do Ministério Público de Sergipe – MPSE –, à Secretaria Municipal do Meio Ambiente – Sema – e à Depama, da Polícia Civil. Diante de todas as informações recebidas, foi feita a operação, com o objetivo de resgatar outros animais do local.

A ação policial também contou com a atuação da Delegacia de Repressão a Crimes Rurais – DRCR –, da Polícia Civil.

——————————–

Fonte: SSP/SE

Foto: SSP/SE