Em continuidade ao trabalho iniciado no início da tarde de quinta-feira, 6, as equipes da Prefeitura de Aracaju seguiram, na manhã desta sexta-feira, 7, prestando suporte durante a operação que, agora, objetiva encontrar o piloto do monomotor que caiu sobre a área de manguezal situada no bairro Coroa do Meio, na zona Sul de Aracaju.
Na noite dessa quinta, os destroços do avião foram retirados da área de mangue, no entanto, o piloto, identificado como Adriano Leon, de 32 anos, ainda não foi encontrado.
A Prefeitura deslocou equipes da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) – Defesa Civil de Aracaju, Guarda Municipal de Aracaju – GMA – e Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito – SMTT – e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos –Emsurb – para prestar todo o suporte de pessoal e também de máquinas e equipamentos necessários para facilitar o acesso ao avião e, consequentemente, ao piloto.
“Cabe à Defesa Civil, inicialmente, fazer todo o gerenciamento do desastre aéreo, de natureza tecnológica e também fazer uma avaliação de risco, com relação a explosões porque houve o vazamento de combustível de aviação que é altamente inflamável, portanto, orientamos a diluição desse combustível. Através da Emsurb, fizemos a locação de guindastes e caminhões guinchos para a retirada e içamento de boa parte da fuselagem da aeronave, auxiliando no trabalho de busca, guiados pelo Corpo de Bombeiros”, destaca o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Silvio Prado.
O local da queda do avião é de difícil acesso, um dos fatores que dificultou a operação e justamente por isso alguns materiais e equipamentos foram indispensáveis.
“Não conseguiríamos retirar essa fuselagem somente com a força humana, por isso fizemos a locação desses caminhões. Também estamos com toda a logística para fornecimento de tábuas, pneus e outros materiais para facilitar o acesso das equipes de busca e salvamento. Faremos todos os esforços para localizar e resgatar esse piloto”, frisa o coordenador da Defesa Civil Municipal.
A aeronave já foi transportada para o Aeroclube de Aracaju, aos cuidados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – Cenipa –, que é o órgão que faz a perícia com relação a desastres aéreos.
O acidente
No final da manhã desta quinta-feira, 6, por volta das 11h40, um avião monomotor, modelo RV-10 de três lugares, caiu no manguezal situado no bairro Coroa do Meio, na zona Sul de Aracaju. Instantes depois, assim que o Grupamento Tático Aéreo – GTA – identificou a localização da aeronave, equipes do Município e do Estado iniciaram a operação de resgate do avião e, sobretudo, da vítima, um piloto que veio da cidade de Unaí (MG) para fazer um voo particular.
Ontem, o piloto teria deixado um passageiro em Aracaju e estaria voltando sozinho para Minas Gerais. Após a decolagem, o avião apresentou problemas, o piloto declarou emergência à torre de comando e desviou a rota para o manguezal, evitando cair sobre as residências.
De acordo com registros da Agência Nacional de Aviação – Anac – a aeronave estava em situação regular.
——————————————————-
Fonte: PMA
Deixar Um Comentário