“Deusa-sã, louca-mor”: é assim que Allen Alencar e Arthur Nogueira se referem à arte de fazer música na composição Liberdade, interpretada pelo cantor e guitarrista sergipano em parceria com a conterrânea Sandyalê.

Composição Liberdade, interpretada pelo cantor e guitarrista sergipano Allen Alencar em parceria com Sandyalê Foto: Marcos Hermes

A canção é o primeiro lançamento de Alencar após o seu segundo álbum, Aqui Onde, de 2020. Liberdade foi composta com o paraense Arthur Nogueira, na época das gravações de Aqui Onde, antes de Allen voltar para o Nordeste em agosto de 2020, onde vive até hoje.

E foi no povoado Ilha do Ferro, em Pão de Açúcar-AL, que Allen gravou voz, guitarras e sintetizadores, contando com a colaboração de Dudu Prudente (bateria) e Meno del Picchia (baixo) à distância. O resultado é uma canção que, de forma metalinguística, fala da liberdade de produzir música, de fazer arte.

Ouça Liberdade na sua plataforma preferida: https://li.sten.to/liberdade

Sobre a composição, Allen revela: “Comecei ainda no ano passado a compor essa canção. Um outro amigo, Juliano Gauche, me serviu de inspiração. Produzi um beat, tinha a melodia, a música, mas faltava a letra. E essa tava emperrada pra sair, no meio disso estava compondo meu segundo disco Aqui Onde. Foi aí que me dei conta que o Arthur [Nogueira] era a pessoa certa pra escrever essa letra. Alguns meses depois, Arthur me manda essa letra, linda, metalinguística, tendo a própria canção ou melhor, o “fazer canção” como objeto da dela, e como fenômeno emancipatório, libertador”.

Assista ao clipe aqui: https://youtu.be/qRGCCqyd5U0

Siga Allen Alencar: https://www.instagram.com/allenalencar/

——————————-

Fonte: Ascom

Foto Destaque: Divulgação / Ascom