Cabeça do Congresso Nacional
O senador Antonio Carlos Valadares, PSB-SE, foi considerado novamente, em 2017, um dos 100 mais influentes parlamentares do Congresso Nacional, segundo o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar – Diap. Valadares foi o único senador sergipano a aparecer na lista do Diap, na 24ª edição da pesquisa. Os Cabeças do Congresso Nacional são aqueles parlamentares considerados operadores-chave do Poder Legislativo cujas preferências, iniciativas, decisões ou vetos prevalecem no processo decisório na Câmara ou no Senado Federal. A escolha do senador se deu pelo perfil formulador e por sua dedicação à elaboração de textos com propostas para deliberação. (Foto: Divulgação/Ascom)
Combate a violência sexual
Nesta segunda, 4, a vereadora Branca Enfermeira, PRP, participou da reunião inicial para construção do Plano Decenal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. A parlamentar representou a Câmara Municipal de Propriá no evento. O encontro aconteceu na Secretaria Municipal de Assistência Social e contou com as comissões municipais de Propriá, Amparo do São Francisco e Telha, que integram a Comissão Intersetorial. O Plano deve ser construído, avaliado e protocolado no Ministério Público até o dia 29 de setembro. A vereadora Branca Enfermeira avaliou positivamente o encontro. “É relevante a presença da Câmara Municipal tanto neste primeiro momento quanto posteriormente, atuando como fiscalizadora, não apenas em relação a implementação do projeto, mas também na efetivação de suas ações”, ressalta. No próximo dia 12, uma nova reunião será realizada para dar continuidade a elaboração do Plano Decenal.
Obras raras sergipanas
O presidente do Tribunal de Contas de Sergipe – TCE/SE -, Clóvis Barbosa de Melo, esteve reunido com o prefeito de São Paulo, João Doria Junior, na manhã desta segunda-feira, 4, e recebeu dele a confirmação de que fará a publicação fac-símile de três obras sergipanas que estão sob a guarda da Biblioteca Mário de Andrade, na Seção de Obras Raras e Especiais. São elas: “Álbum de Sergipe – 1820-1920”, 333 páginas, de 1920; “Álbum photographico de Aracaju”, 47 páginas, de 1931; e “Província de Sergipe”, 14 páginas, do século 19. “Expliquei ao prefeito João Doria o interesse do Estado, através do Tribunal de Contas do Estado e outras instituições envolvidas, em ter a guarda de cópias idênticas desse acervo iconográfico, algo inédito e fundamental para a preservação da memória cultural do povo sergipano. Ele foi sensível ao nosso apelo e garantiu que fará a impressão das obras e dará esse presente Sergipe”, diz Clóvis Barbosa.
Reservas de vagas para negros
O vereador Iran Barbosa, PT, esteve nesta segunda, 4, na Promotoria de Justiça do Ministério Público do Estado de Sergipe – MP/SE – para conversar com o promotor Luís Fausto Dias de Valois Santos, coordenador de Promoção da Igualdade Étnico-Racial – Copier – sobre a preservação dos direitos das religiões de matriz africana e a construção de lei municipal que promova política de reparação aos negros, assegurando-lhes parcela das vagas oferecidas em concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos na Administração Direta e Indireta do Município de Aracaju. “Estou colocando o meu mandato à disposição para apresentar essa proposta na Câmara Municipal, por entender que é uma pauta justa e que precisa ser atendida. Afinal, o próprio Supremo Tribunal Federal já reconheceu, recentemente, a validade de Lei que reserva a negros 20% das vagas oferecidas em concursos públicos”, explica Iran.
Prefeito de Aracaju viaja para EUA
O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, viajou para os Estados Unidos – EUA. A transmissão do cargo para a vice-prefeita, Eliane Aquino, ocorreu no sábado, 2, e ficará no exercício da função até o dia 11. Durante a viagem, Edvaldo participará de um fórum sobre Cidades Inteligentes, em Washington, nos Estados Unidos, a convite do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID. O prefeito que irá aproveitar para discutir o empréstimo que a administração municipal pleiteou ao BID de 75 milhões de dólares para obras e ações na cidade, que está em processo de tramitação. “É um empréstimo de longo prazo. Deve demorar ainda até dois anos para que ele possa ser efetivado, mas estamos dando o primeiro passo na busca destes recursos”, diz.
Deixar Um Comentário