O sistema de inscrição para o primeiro processo seletivo de 2021 do Sistema de Seleção Unificada – Sisu – registrou 2.413.686 milhões de inscrições. E o total de candidatos inscritos foi de 1.250.095 milhão. Cada inscrito podia fazer inscrição em até dois cursos de sua escolha, por isso o dado de inscrição pode ser até o dobro do de inscritos.

Após a divulgação do resultado da chamada única desta edição do Sisu, os inscritos devem ficar atentos aos dois últimos períodos do cronograma: lista de espera, para quem não foi selecionado em nenhuma de suas duas opções de curso, e matrícula dos selecionados na chamada única.

Para os candidatos não selecionados na chamada única do Sisu em nenhuma das duas opções de curso assinaladas na inscrição já é possível, desde a sexta-feira, 16, até as 23h59 da próxima sexta-feira, 23, manifestar interesse em participar desta última etapa da seleção do Sisu. 

Para tanto, basta acessar a página do Sisu, entrar no boletim individual e confirmar o interesse em participar da lista de espera, para a primeira ou para a segunda opção de curso indicada na inscrição. Para se certificar de que o procedimento foi realizado com sucesso, o estudante deve aguardar a emissão da mensagem de confirmação por parte do sistema do Sisu. Não há qualquer cobrança de taxa.

A convocação para a matrícula dos selecionados por meio da lista de espera  cabe às próprias instituições de ensino e tem previsão para começar no dia 27 de abril. Os candidatos participantes da lista de espera devem acompanhar as listas dos convocados junto à instituição de ensino para a qual tenha manifestado interesse em disputar as vagas ofertadas.

 Já os selecionados na chamada única do Sisu devem atentar que o período para realizar a matrícula ou registro acadêmico na instituição de ensino para a qual foi selecionado é de 19 a 23 de abril. Os cronogramas específicos para essa etapa, quando divulgados pelas instituições, devem ser consultados nas páginas eletrônicas de universidades e institutos federais.

 Nesta edição do Sisu são ofertadas 206.609 vagas para 5.571 cursos de graduação em 109 instituições públicas de ensino superior.

O Sisu é o sistema informatizado do MEC no qual as instituições públicas de  educação superior, sejam elas federais, estaduais ou municipais, oferecem vagas a serem disputadas por candidatos inscritos em cada edição da seleção. 

——————————-

Fonte: MEC

Foto: MEC