Na última quinta-feira, 11, o governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, informou em coletiva de imprensa sobre as novas restrições que visam conter a disseminação do novo Coronavírus. As medidas anunciadas dessa vez foram voltadas para o comércio e atividades educacionais.

Conforme a Resolução nº 12, o retorno as aulas presenciais na rede pública, previsto para o próximo dia 22, foi adiado para 5 de abril. Na rede privada, as aulas presenciais ficam suspensas até o dia 4 de abril. Creches, berçários e escolas de ensino infantil continuam funcionando. No Ensino Superior, apenas as aulas e atividades práticas de cursos de ensino superior e profissionalizante seguem autorizadas.

Atividades religiosas, de qualquer credo ou rito, incluídos templos, igrejas e demais estabelecimentos poderão funcionar até as 18h, respeitada a limitação máxima de 30% do estabelecimento, ficando vedado o funcionamento nos dias 20 e 21 de março de 2021.

Já as academias de ginástica terão redução da ocupação máxima de clientes, de 50% para 30% e poderão funcionar durante os dias de semana (segunda a sexta-feira).

Quanto à Administração Pública não essencial do Poder Executivo, fica decretado ponto facultativo estadual no dia 17 de março de 2021 e, adicionalmente, será proibido o funcionamento de todas as atividades não essenciais e especiais previstas na Resolução.

Atividades econômicas

Barbearias, salões de beleza e de higiene pessoal poderão funcionar com 30% de capacidade de segunda a sexta-feira, entre as 5h e as 22h.

Em Aracaju, quanto ao comércio em geral, haverá alteração de horário de funcionamento. No Centro, o comércio considerado não-essencial funcionará entre 9h e 17h, e nos outros bairros da capital, das 10h às 18h.

“Com relação a shoppings e galerias e centros comerciais, permanecerá da forma que está até 22 de março. Restaurantes, lanchonetes, sorveterias e bares afins estamos reduzindo ainda mais, de 50% para 30%. É preciso deixar claro uma coisa: às vezes parece que queremos resolver o problema da pandemia punindo os proprietários de bares e restaurantes. Mas está mais que comprovado cientificamente que o uso de máscaras inibe a contaminação. Num restaurante você não come ou bebe com máscara. A cada momento que se tira a máscara para comer ou tomar um gole de cerveja, você pode contaminar o ambiente. E cada cidadão que chega nesse espaço, pode se contaminar ou contaminar outro”, declarou o governador, ressaltando que medidas estão sendo discutidas com a equipe econômica do Governo em prol do setor, para amenizar as perdas dos setores.

As demais medidas restritivas anunciadas, na quinta-feira da semana anterior, continuam obrigatórias. Portanto, está mantida a proibição de eventos de qualquer tipo (festivo, técnico, corporativo, social, cultural, esportivo, comemorativo). Já parques de diversão, circos e similares estão proibidos de funcionar na semana e nos finais de semana.

Confira aqui a Resolução nº 12 na íntegra.

——————————————————-

* Com informações da ASN

Foto: Arthuro Paganini / ASN