O professor de Língua Portuguesa do Colégio Estadual Dom Luciano Cabral Duarte, Fabiano Oliveira, está se preparando para mais uma aula-show O Enem, o Sonho & Você! Desta vez, o evento acontece no Teatro ATheneu, a partir das 13h, desta quinta-feira, 31.

De acordo com Fabiano, este é o segundo show de uma turnê de quatro ou cinco shows que vão ser realizados como preparativo para o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. Segundo ele, a aula-show contará com os conteúdos mais importantes de Literatura e Língua Portuguesa do Enem que foram atrelados a outras linguagens. “Nós unimos Literatura, música, arte e Língua Portuguesa”, diz.

Fabiano diz que é uma experiência que deu certo. Esta semana ele trabalhou na sala “A Força do ambiente, bem na sua cara!”, que é baseada na música de Anitta para dar aula de Naturalismo. “Geralmente para dar uma característica ou duas do Naturalismo numa aula demora muito, mas a gente faz em 10 minutos com o uso da música”, afirma.

Anagrama

Segundo ele, a música serve como anagrama, para lembrar de pedaços e trechos importantes que levem a uma teoria. Os alunos fixam mais e isso é percebido nas provas.

Outro detalhe importante deste trabalho realizado por Fabiano Oliveira é o protagonismo dos alunos. “No início deste ano, eles leram Gota D’Água, de Chico Buarque, e gostaram porque quando você lê, interpreta e produz o conhecimento fica eternizado”, ressalta.

A Cell é o espaço para a teoria e prática pedagógica desenvolvida nas aulas de Fabiano Oliveira   Fotos: Sueli Carvalho

Todo este trabalho desenvolvido por Fabiano Oliveira no Colégio Estadual Dom Luciano Cabral Duarte é feito na Central de Estudos Linguísticos e Literários – Cell -, que foi fundada há três anos. É uma sala de multiletramentos ou atelier de linguagens, como ele mesmo denomina. É na Cell onde é possível para alunos e professor abordar os conteúdos da disciplina na teoria e na prática.

Na prática

“Todo o currículo nacional é dado de forma normal, com a utilização de livros, mas a prática faz com que esta teoria ganhe concretude. Eu saio da teoria para fazer uma cena de O Cortiço, de Aluísio Azevedo, ou de Dom Casmurro, de Machado de Assis, por exemplo”, afirma.

Ele diz ainda que depois de uma aula sobre Romantismo é abordada alguma música ligada ao tema. “Os alunos tocam, cantam e é feita a relação entre a música, o teatro e a Literatura”, explica.

Quando é voltado para a Língua Portuguesa são trabalhados paródias e roteiros de televisão. “Tudo isso fixa a escrita. Para que o aluno faça um roteiro de televisão tem que escrever e adequar a linguagem, o que dá uma criticidade a ele. Toda a produção textual é cobrada aqui, na prática. Só que a diferença é que a gente coloca isso aos olhos de quem está nos assistindo”, afirma.

Enem

Fabiano Oliveira realizou este trabalho porque sentia necessidade de uma prática diferenciada, além livro. “Para isso tive que apelar para a música, teatro, Jornalismo”, diz.

O efeito de tudo isso no Enem são as notas maiores quando comparadas a outras disciplinas. “Os alunos sempre me dizem que se deram bem porque acabaram lembrando das informações”, revela.

Os quase cem alunos das três turmas de Fabiano Oliveira estão no 1º ano do Ensino Médio Integral. “Este será o nosso teste, é o primeiro ano que eles vão fazer o Enem. O nosso termômetro é segui-los até o 3º ano”, diz.

Lançamento

Nesta quinta-feira, juntamente com o segundo show O Enem, o Sonho & Você! será realizado o lançamento da Companhia O Canto do Teatro. “Temos aqui o grupo de dança, ligado a Literatura, o grupo de Canto, e o grupo de Teatro”, revela.

A Companhia O Canto do Teatro abrange as três áreas. “É uma Companhia oficial, já estamos com duas peças para serem lançadas”, afirma.

O show

O show O Enem, o Sonho & Você! contará com banda, repertório de 15 paródias ligadas a Literatura e a Língua Portuguesa, além de tecnologias que vão unir o visual ao conhecimento pedagógico. A temática será A força do ambiente, bem na sua cara, que aborda o Naturalismo.

Alunos

Ensaio supervisionado de perto por Fabiano Oliveira

Hélio de Santana Silva, 16 anos, aluno do 1º ano, diz que o projeto do professor Fabiano Oliveira é muito bom porque traz aprendizagem através da música, o que facilita para os alunos. “Fica bem mais fácil estudar porque a musica lhe estimula a aprender. Na prova a gente lembra da música e associa ao conteúdo”, afirma. No show desta quinta, 31, Hélio vai tocar violão em todas as músicas do repertório.

Hélio, Fabiano e Aline conhecimento compartilhado

Aline Santos, 15 anos, 1º ano, vai estar na plateia, mas elogia demais o projeto. Segundo ela, este é um projeto que não se encontra em outras escolas. Ela veio de Petrolina, Pernambuco, e diz que lá na escola onde estudava não tinha projetos como este. “O projeto de Fabiano não se encontra em outras escolas, você aprende os assuntos muito mais fácil. Um assunto bem complexo ele deixa numa visão simples. É um projeto bem bacana porque a gente aprende e se diverte”, ressalta.

Apoio

A coordenadora Pedagógica do Ensino Médio Integral do Colégio Estadual Dom Luciano, Cláudia Rezende de Souza, ressalta o apoio da Direção do Colégio ao projeto desenvolvido pelo professor Fabiano Oliveira. Segundo ela, uma das filosofias da escola em tempo integral é despertar para o aluno ser protagonista da própria história.

De acordo com Cláudia de Souza, no início do ano quando Fabiano Oliveira começou o projeto com os alunos do 1º ano existiam estudantes que não sabiam o que era um teatro, apresentar um trabalho, fazer um seminário. “Eram meninos tímidos, envergonhados, mas depois que o professor Fabiano começou a desenvolver o projeto O Canto no Teatro, os alunos estão mais desinibidos, dispostos, já falam em público, cantam e dançam, e também sabem se comportar. No horário do almoço, eles fazem questão de participar dos ensaios”, diz.

Os alunos também passaram a gostar mais de ler. Conforme a coordenadora, o professor Fabiano procura desenvolver os assuntos das aulas baseadas no teatro, em grandes obras clássicas . “Ele mescla teoria e prática”, revela.

Cláudia de Souza afirma ainda que para participar do projeto o aluno tem como pré-requisitos ter boas notas não só em Língua Portuguesa como nas demais disciplinas e também demonstrar interesse em melhorar as notas que não estão boas.