Nesta quarta-feira, 23, os professores da rede pública municipal de ensino decidiram em assembleia geral manter a paralisação das atividades em sala de aula até a próxima segunda-feira, 28. Neste dia, eles voltam a se reunir às 15h30, na sede do Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju – Sindipema.
De acordo com o Sindipema, a decisão de manter a paralisação ocorreu depois que houve o anúncio da Prefeitura de Aracaju, feito através dos secretários municipais da Fazenda; Planejamento, Orçamento e Gestão, e Educação, de que não haverá, este ano, a revisão do Piso Nacional do Magistério, cujo percentual é de 7,64%.
Na segunda, a categoria enviará para a Prefeitura Municipal de Aracaju a contraproposta de que o percentual de 7,64% seja concedido nos salários de setembro até dezembro, e que o retroativo de janeiro a agosto seja negociado.
Ações
Na Assembleia também foi definido pelos presentes que no mesmo documento da contraproposta será cobrada a celeridade na formalização da Lei que restitui a Gestão Democrática com participação popular nas escolas da rede, e celeridade também na liberação das licenças – para curso, saúde e especial – para os professores que já fizeram as solicitações.
A categoria aprovou, ainda, que seja feito convite ao secretário municipal da Fazenda, Jeferson Passos, para que ele participe de plenária no Sindipema e explique aos professores os motivos de a gestão não querer conceder a revisão do piso salarial nacional. Convite semelhante será feito aos vereadores, para que, em plenária, eles mostrem se estão a favor ou não do cumprimento da Lei do Piso.
Além destas ações, os presentes à assembleia definiram que serão realizados debates sobre a Educação e os problemas enfrentados pelos professores, nas comunidades onde as escolas estão situadas.
* Com informações do Sindipema
Deixar Um Comentário