Teve início no último dia 27 de outubro, o Projeto de Restauro Cristo 90 anos, que promoverá a restauração e manutenção do Monumento ao Cristo Redentor em preparação ao aniversário de 90 anos, que será celebrado no dia 12 de outubro de 2021. A fase inicial começou com a realização dos levantamentos necessários para subsidiar os diagnósticos que serão a base para tratamento e conservação do Monumento, além da montagem do andaime multidirecional com escada modular.

A cerimônia teve a presença do reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar, do professor e engenheiro Luis Miranda, da Arquiteta Cristina Ventura e de representantes das empresas patrocinadoras do projeto: a gerente do Instituto Cultural Vale, Christiana Saldanha, e o presidente da Refit, Jorge Monteiro.

Os objetivos específicos da reforma são, através dos levantamentos e análises técnicas, identificar os agentes que colocam em risco a integridade do monumento, elaborar projetos complementares estruturais, de instalações, do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas e de programação visual, com tratamento preventivo, e trabalhar em parceria com instituições de ensino e pesquisa que realizam estudos semelhantes às demandas encontradas no Cristo Redentor, a exemplo a Universidade Federal de Juiz de Fora, a Universidade Federal de Ouro Preto e a Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O projeto segue as exigências do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN – e da Associação Brasileira de Normas Técnicas – NBR.

O trabalho é realizado por equipe multidisciplinar, formada por aproximadamente 40 profissionais, dentre eles engenheiros estruturais, elétricos, de segurança, geólogos, arquitetos, mestres, técnicos em escaneamento 3D, alpinistas, pedreiros e escultores.

———————–

Fonte: Santuário Cristo Redentor

Foto: Santuário Cristo Redentor