Três projetos de ampliação e modernização de iluminação pública desenvolvidos com assessoramento da Caixa vão a leilão no dia 14 de agosto na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). As empresas ou consórcios, brasileiros ou estrangeiros, interessados em participar da concorrência da concessão dos parques de iluminação pública dos municípios de Aracaju (SE) e Franco da Rocha (SP) entregaram as propostas nesta terça-feira, 4, na B3. Foram registradas 16 propostas para Aracaju e oito para Franco da Rocha. A entrega dos envelopes da concorrência do município de Feira de Santana (BA) ocorrerá na próxima segunda-feira, 10.

Aracaju, Feira de Santana e Franco da Rocha vão receber investimentos de mais de R$ 570 milhões, com cerca de 1,4 milhão de pessoas beneficiadas. Os municípios serão os primeiros do País a concederem os serviços de iluminação pública com o apoio do Fundo de Apoio à Estruturação e ao Desenvolvimento de Projetos de Concessão e Parcerias Público-Privadas – FEP -, administrado pela Caixa.

“A Caixa se coloca, mais uma vez, como a principal parceira do Estado na realização de políticas públicas. Essas concessões vão levar maior conforto, comodidade e segurança para milhares de brasileiros”, comenta o presidente do banco, Pedro Guimarães.

Segundo a vice-presidente de Governo da Caixa, Tatiana Thomé, o leilão consolidará a imagem da empresa como estruturadora de projetos de concessões e PPP. “A Caixa, detentora da maior carteira de projetos municipais, com 25 contratos em andamento, torna-se player neste mercado devido à sua capilaridade, credibilidade, qualidade e agilidade na entrega dos projetos estruturados, que estão sendo concluídos em tempo inferior à média do mercado”, comenta.

O desenvolvimento dos projetos contou com o apoio da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos do Ministério da Economia, responsável pela coordenação das ações do FEP, e do Ministério do Desenvolvimento Regional, órgão setorial responsável pela temática urbana.

Um acordo de cooperação técnica permitiu que os estudos fossem desenvolvidos em parceria com a International Finance Corporation – IFC -, ligada ao Banco Mundial, e o aporte de recursos do Global Infrastructure Facility – GIF -, possibilitando o apoio de um maior número de projetos pelo FEP.

As sessões públicas das licitações estão marcadas para começar às 10h do dia 14 de agosto e poderão ser acompanhadas pelo endereço http://www.tvb3.com.br ou pelo canal oficial da B3 no YouTube. Após o encerramento da última sessão, haverá uma coletiva online para atender a imprensa.

———————————————————

Fonte: Caixa Econômica Federal

Foto: Ascom Caixa Econômica Federal