Câmara reelege Mesa Diretora

Foi reeleita hoje, 10, a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Aracaju – CMA – para o biênio 2019/2020. Com 20 votos favoráveis e 4 abstenções, a Mesa Diretora da Casa conta com quase a mesma composição, alterando apenas um nome em relação a atual e ficou assim composta: Presidente: Nitinho, PSD; vice presidente, Thiaguinho, PMB; 1º secretário, Dr. Gonzaga, PMDB; 2º secretário, Isac, PCdoB; e 3º secretário, Seu Marcos, PHS. Concorreu apenas uma chapa. E os vereadores Américo de Deus, REDE; Emília Corrêa, PEN; Iran Barbosa, PT; e Kitty Lima, REDE; se abstiveram do direito de votar por não concordarem com a antecipação do processo. O presidente da Câmara, Nitinho Vitale, disse que a motivação da antecipação da chapa foi em virtude da continuidade dos trabalhos da preparação da Câmara para o futuro. “Estamos finalizando o organograma da Casa que dará inicio a realização do concurso público. No dia 28 de agosto iremos inaugurar a escola do Legislativo e neste mesmo dia apresentaremos o aplicativo ‘Na Palma da Mão’, o convênio com o Banco do Brasil para o pregão eletrônico e o projeto da construção da sede da Câmara Municipal de Aracaju”, afirmou. (Foto: Gilton Rosas/CMA)

Iran se absteve

O entendimento que eu tenho é que esta eleição é intempestiva Foto: Gilton Rosas/CMA

O vereador Iran Barbosa, do PT, absteve-se de votar na eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Aracaju. Segundo ele, “o artigo 84 da nossa Lei Orgânica diz que ‘a eleição para renovação da Mesa Diretora realizar-se-á, em Sessão Especial, até o encerramento da sessão legislativa ordinária do segundo ano da legislatura’. Nós estamos em pleno andamento da sessão ordinária do primeiro ano da atual legislatura. Portanto, o entendimento que eu tenho é que esta eleição é intempestiva”, explicou. E complementou:“Não é razoável que um mandato que cumpriu apenas um terço do seu tempo de gestão, previsto na Lei Orgânica, que é de 24 meses, já convoque e realize uma eleição para a posse de uma Mesa Diretora que se dará em 2019. Isso soa muito pouco razoável”, reforçou o parlamentar.

Recursos para UFS e IFS de Propriá

Jackson: “Nossa UFS é uma instituição fundamental para o desenvolvimento de nosso estado e formação de nossos jovens” Foto: Roque Sá

O governador de Sergipe, Jackson Barreto, PMDB, esteve em Brasília, na quarta, 9, e reuniu-se com o ministro da Educação, Mendonça Filho, para tratar dos cortes no orçamento da Universidade Federal de Sergipe – UFS – e dos repasses para construção do Instituto Federal de Propriá, na região do Baixo São Francisco. Além de Jackson, o deputado federal Fábio Reis participou do encontro. Jackson destacou a importância educacional da Instituição, que comemora 49 anos em 2017 e possui cerca de 30 mil alunos. “É preocupante a situação das universidades. Nossa UFS é uma instituição fundamental para o desenvolvimento de nosso estado e formação de nossos jovens”, disse. Na reunião, o ministro garantiu que a UFS não corre risco de suspensão de ano letivo e fechamento. Ele informou que já foram repassados 70% da verba de custeio prevista para este ano e a previsão é alcançar 80% em setembro.