As arquitetas Ingrid Almeida e Paula Dunel acabam de lançar um manual para a retomada das atividades pós-pandemia Covid-19. De acordo com as autoras do e-book, a pandemia do novo Covid-19 vem causando inúmeras mudanças em todas as esferas da sociedade, obrigando a todos a uma nova realidade. Essas transformações passam pelos campos da política, economia, cultura, negócios, relações sociais e a relação do homem com o espaço em que vive.
Segundo elas, esse momento, leva as pessoas a refletirem sobre os aspectos da vida e obriga a buscar soluções e estabelecer novas metas no mundo pós-pandemia.
“O processo de reabertura econômica dos países afetados pelo vírus está sendo amplamente discutido e experienciado de forma não consolidada em todo o globo. Assim o distanciamento social, vai continuar entre nós por muito tempo, por isso precisamos adaptar os ambientes de trabalho pensando nesse novo cenário. Sendo assim, a busca por sustentabilidade e a cobrança, por parte da sociedade, fazem com que as empresas busquem se reinventar para aumentar sua produtividade, otimizar seus custos e melhorar a qualidade de vida dos seus colaboradores”, salientam.
Informações e recomendações úteis
As arquitetas revelam ainda que o manual foi desenvolvido seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde – OMS – e conta com uma série de informações e recomendações úteis para a retomada das atividades pós-pandemia do novo Covid-19.
“O manual conta com modelos/soluções que podem ser adaptados para as diferentes áreas, permitindo uma retomada segura no ambiente de trabalho. Na publicação foi considerado o bem-estar dos trabalhadores assim como a segurança no ambiente de trabalho”, destacaram.
O trabalho elaborado pelas arquitetas Ingrid Almeida e Paula Dunel traz os seguintes modelos de repaginação de ambientes: Modelo Academia; Modelo Salão de Beleza; Modelo Escritório – Individual; Modelo Escritório – Corporativo; Modelo Recepção; Modelo Sala de Aula.
Segundo elas, em todos os modelos foram consideradas as principais orientações da OMS e para cada modelo foram utilizadas orientações especificas, como no casos a seguir:
- Modificação do layout de cada ambiente respeitando o distanciamento social;
- Modificação em qualquer serviço de café, cantina ou sala de almoço para eliminar pontos de aglomeração de pessoas;
- Colocação de sinal indicativo de número máximo de pessoas, para assegurar o distanciamento social nos ambientes;
- Aplicação de mais postos de higienização nos acessos de cada ambiente, e a disponibilização de álcool em gel para as mãos nos ambientes de trabalho;
- Instalação de estações de lavagem das mãos fora do edifício, ou dispensador de álcool em gel;
- Manter ambientes bem ventilados, e limpeza do ar condicionado com alta frequência.
Sobre as autoras
Ingrid Almeida
Arquiteta e Urbanista (UFS, Brasil). Trabalha na área há 2 anos tendo ao longo desse período atuado em projetos residenciais e comerciais nos Estados de Sergipe e Bahia.
Contatos:
@arquiteta_ingridalmeida
arquitetaingridalmeida@gmail.com
Telefone: (79) 9 9979-0940
Paula Dunel
Arquiteta e urbanista, formada na Universidade de Buenos Aires, Argentina, com especialidade em Engenharia de Segurança do Trabalho e mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Sergipe. Professora da Faculdade de Arquitetura da UFBA e atua com projetos comerciais e residências na Bahia.
Contatos:
@pauladunel
Pauladunel@hotmail.com
Telefone: (71) 98261-8078
Link para download do e-book:
https://drive.google.com/file/d/1MUjgSTbV753sby5xqRvhcj10feOvOQws/view?usp=sharing
Deixar Um Comentário