Nesta terça-feira, 2, foi publicado no Diário Oficial do Estado de Sergipe, o Decreto Nº 40.605, no qual mantém o ponto facultativo nas repartições públicas estaduais da administração direta e indireta às sextas-feiras. Os serviços emergenciais do Estado, como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, polícias Militar e Civil, o Samu 192 Sergipe, hospitais e demais unidades de saúde de urgência estarão de plantão para atender as demandas da população. Com isso, o ponto facultativo às segundas-feiras, como já vinha ocorrendo, foi revogado.

“A medida visa iniciar a retomada gradativa do expediente nas repartições públicas estaduais”, disse o governador Belivaldo Chagas.

Criação de comitê

O governador anunciou, ontem, 1º, durante coletiva à imprensa, no Palácio dos Despachos, a criação do Comitê Gestor de Retomada Econômica – Cogere – responsável por monitorar, avaliar e deliberar sobre as medidas constantes do plano de enfrentamento e retomada de atividades econômicas do Estado de Sergipe. Ele mantém prorrogadas, até a próxima segunda-feira, 8, as medidas restritivas para o enfrentamento ao novo coronavírus no estado, seguindo as orientações técnicas e científicas norteadas pelo crescimento contínuo do número de casos confirmados da Covid-19.

O decreto que institui o Comitê e que prorroga as medidas restritivas foi publicado na edição desta terça-feira, 2, no Diário Oficial. A partir da publicação, o Cogere será convocado pelo governador do Estado para realização de reuniões semanais ou quinzenais, a depender da realidade sanitária e econômica, competindo-lhe discutir e deliberar sobre todas as propostas de controle do distanciamento social em razão da pandemia.

O Decreto Nº 40.605 mantém suspensas, até o dia 8 de junho, as atividades econômicas organizadas para a produção ou a circulação de bens ou de serviços, ai incluindo o comércio em geral, academias, shopping centers, galerias, boutiques, clubes, boates, casas de espetáculos, salão de beleza, clínicas de estética, somente sendo permitidas as atividades tidas por essenciais.

Confira a íntegra do Decreto Nº 40.605.

————————————————————–

* Com informações da ASN

Foto: Mário Sousa