Processo contra Temer é arquivado
Foi rejeitado nesta quarta-feira à noite por 263 votos a 227 e 2 abstenções, a autorização para o Supremo Tribunal Federal – STF – abrir processo criminal contra o presidente da República, Michel Temer, por crime de corrupção passiva (SIP 1/17), seguindo parecer da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania – CCJ. No total, 492 dos 513 deputados votaram o parecer do deputado Paulo Abi-Ackel – PSDB-MG. Esta foi a primeira vez que a Câmara dos Deputados votou uma solicitação para instauração de processo contra um presidente da República. Com a decisão, o STF não poderá analisar a denúncia contra Temer apresentada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, no final de junho. O presidente só poderá responder judicialmente após o término do mandato. (Foto: Gilmar Felix/Câmara dos Deputados)
Como votaram os deputados sergipanos
Dos oito deputados federais sergipanos, apenas dois votaram a favor do arquivamento da denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB) – André Moura, PSC; e Fábio Reis, PMDB. Adelson Barreto, PR; Fábio Mitidieri, PSD; João Daniel, PT; Jony Marcos, PRB; Laércio Oliveira, Solidariedade; e Valadares Filho, PSB, se posicionaram contrários ao arquivamento do processo. De acordo com o deputado Jony Marcos, Temer deve ser afastado diante das denúncias e provas apresentadas contra ele. O parlamentar não acha justo que a Câmara Federal venha impedir que a justiça faça seu trabalho e defende que as investigações contra Temer continuem.
Valadares defende um projeto novo para o Estado
O senador Antonio Carlos Valadares – PSB-SE – defendeu nesta quarta, na tribuna do Senado, a necessidade de Projeto Novo para Sergipe. Ele propôs saídas para que o Estado retome o crescimento e desenvolvimento. “Precisamos promover um debate sério sobre a realidade de nosso Estado, com vistas à elaboração de um projeto que vai orientar sobre os rumos a seguir para a recuperação econômica”, diz. Para Valadares, é triste o diagnóstico apontado pelo Anuário Socioeconômico de Sergipe 2017. Os dados apontam que o Produto Interno Bruto do Estado caiu cerca de 10% nos últimos dois anos. Enquanto, a produção de petróleo não conseguiu se recuperar e a taxa de desemprego chegou a 15%. “Faz-se urgente a revisão dos gastos públicos”. Ele criticou ainda a má administração dos recursos do Estado. “Sabemos que o Estado gasta suas receitas próprias, as transferências da União, os empréstimos, as retiradas do fundo de aposentadoria dos servidores, as verbas da repatriação, e, ainda assim, extrapola o seu orçamento na rubrica prevista para pessoal e custeio, restando-lhes zero para investimentos”, explicou. Para responder à crise, o senador acredita que o Governo deveria fazer um ajuste fiscal corajoso, executando um forte corte nos gastos com pessoal.
Deputado acompanha atraso em entrega de conjunto
O deputado estadual Gilmar Carvalho, participou de audiência na Justiça Federal, nesta quarta, 2, onde foi discutida a situação das 350 famílias contempladas pelo programa Minha Casa Minha Vida, mas que não receberam os imóveis no conjunto Marcelo Déda, na Barra dos Coqueiros. Parte das famílias cadastradas ameaça invadir o imóvel juntamente com outras pessoas que alegam falta de moradia.
Iran se posiciona contrário ao reajuste da passagem
O vereador Iran Barbosa, PT, é contra o aumento da tarifa do transporte coletivo em Aracaju. Ele expôs nesta quarta, 2, na Câmara, dados que mostram o caráter inoportuno deste aumento. “O pedido de aumento do valor da tarifa, feito pelos empresários, faz parte da busca pela ampliação dos lucros para as empresas. No entanto, é preciso lembrar que há outra parte neste processo, é preciso lembrar do povo, que usa e financia o Sistema de Transporte Coletivo e é necessário refletir como o resultado do aumento irá interferir nas condições de vida do povo, que já está sufocado pelas medidas antipopulares do Governo Federal”, afirmou. Ele relembrou o seu voto contrário ao Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 1/2017, que retira do Poder Legislativo a prerrogativa de apreciar e alterar o valor da majoração do preço da passagem dos ônibus, que foi colocado em votação e aprovado, em segunda votação, no último dia dos trabalhos legislativos do primeiro semestre deste ano, em 4 de julho, no apagar das luzes.
Fames se solidariza ao prefeito Iggor Oliveira
A Federação dos Municípios do Estado de Sergipe – Fames – divulgou nota se solidarizando com o prefeito de Poço Verde, Iggor Oliveira, que foi alvo de uma tentativa de emboscada por volta das 19h30, de segunda, 31 de julho, em frente à sua residência no próprio município. Na nota, a Fames repudia qualquer tipo de violência motivada por razões políticas. “É inadmissível que Sergipe assista cenas repudiantes como essa, motivadas pelo ódio e destempero de alguns, que se mostram desequilibrados e inaptos ao convívio social. A Federação se coloca à disposição do prefeito Iggor Oliveira e seus familiares na busca de uma investigação rigorosa e rápida, punindo os responsáveis para que essa atitude não fique impune e estimule novas tentativas de intimidação”.
Deixar Um Comentário