Por medida de precaução e para evitar aglomerações em relojoarias e joalherias, que tradicionalmente ficam localizadas próximas uma das outras, o governador Belivaldo Chagas determinou a reedição do  Decreto nº 40.588, de 27 de abril de 2020, proibindo a abertura desses estabelecimentos.

 “Informamos desde o início que poderíamos revogar as medidas, a depender dos novos dados apresentados por nossos técnicos da Secretaria de Saúde e da Universidade Federal de Sergipe”, afirmou o governador.

O governador citou o exemplo de Itabaiana, município conhecido pela comercialização de joias, que no Boletim da Secretaria de Estado da Saúde – SES – do último dia 26, apresentava seis casos confirmados e passou para 13 nessa quarta-feira, 29, mais que o dobro do registrado quando editado o último decreto, no dia 27.

“O planejamento foi realizado de forma técnica, levando em consideração as atividades comerciais e riscos epidemiológicos, a autorizar aquelas não propícias ao aumento de propagação. Mas a revelação de aumento de casos por testagem, e não por flexibilização, pode impactar nessas atividades com o trânsito maior de pessoas em estabelecimentos restritos, de forma que, por precaução e prevenção, optamos por rever a medida até melhor diagnóstico do quadro”, disse Belivaldo.

Fonte: ASN

Foto: Mário Sousa / ASN