Depois do sucesso do Festival Live suas Mãos, que contou com a participação de inúmeros artistas sergipanos e movimentou durante três dias – 27, 28 e 29 de março – a cena musical em plena Pandemia de Coronavírus os artistas continuam unidos em uma série de projetos com o objetivo de aproximar as pessoas e fortalecer a rede de apoio entre os próprios artistas. O Festival Live suas Mãos foi idealizado pelos músicos Rafael Oliva e Roque Sousa (Samba do Arnesto) e Werden Tavares.
Seguindo a proposta de fazer lives, mas com o diferencial de gerar renda para os músicos, o compositor e vocalista da Banda Maria Scombona e do Trio Carv&Rosa, Henrique Teles idealizou a Live Solidária Pequenas Notas pela Música. “A ideia é o somatório de várias outras ideias me coube somente juntar as coisas. As pessoas estavam fazendo lives e campanhas para arrecadar recursos para os artistas e eu vinha há alguns dias processando as informações e imaginando a situação de quem não tem de onde se valer senão da própria arte. Discutimos a necessidade de capitalizar os eventos e dar segurança aos que contribuem e os que são beneficiários. Para isso optamos por reproduzir a relação presencial, onde as pessoas interessadas em assistir um espetáculo, compram seus ingressos, que dão direito ao acesso a uma sala onde se dará a apresentação. Assim mesmo se dá o processo da campanha Pequenas Notas pela Música”, afirmou.
A Live Solidária Pequenas Notas pela Música cumpre três objetivos: primeiro arrecadar fundo para as pessoas que dependem exclusivamente da música; segundo abrir a possibilidade de não apenas fazer campanhas ou lives gratuitas, mas ter disponível várias lives com participação de diferentes artistas sendo remunerados por isso com a compra de ingresso; e o terceiro é dar um passo no universo virtual. “Que outros passos venham e que a gente possa fazer melhor”, ressalta.
De acordo com Henrique Teles, o coletivo Ensaio Secreto se disponibilizou a entrar na parceria com a Live Solidária Pequenas Notas pela Música e servir como uma ponte, cadastrando as pessoas interessadas em se beneficiar da campanha e a cada show que for realizado fazer sorteio e dar oportunidade a novos participantes. “O coletivo Ensaio Secreto é muito importante nisso, é um grande parceiro”, disse.
O primeiro a se apresentar na Live Solidária Pequenas Notas pela Música foi o próprio Henrique Teles. No último domingo, 12 de abril, foi a vez do cantor e compositor Alex Sant’Anna. Durante a live, o artista pôde interagir com o público. Além de divulgar o seu trabalho, a iniciativa contribuiu com os músicos que estão em dificuldades por causa da quarentena adotada em virtude da Pandemia da Covid-19.
Toda a renda foi revertida para os artistas que dependem exclusivamente da música e estão neste momento sem poder trabalhar. “Os músicos estão sem tocar, os bares, os teatros estão fechados e esta é a forma que os músicos estão encontrando para poder pagar as contas enquanto Governo do Estado e Prefeitura não disponibiliza políticas públicas para os artistas autônomos de Sergipe. Outros Estados já estão tomando medidas importantes, aqui ainda não aconteceu nada”, revelou.
No domingo, 19, às 17h, será realizada a terceira apresentação Live Solidária Pequenas Notas pela Música, com o reconhecido cantor pernambucano Silvério Pessoa, amigo da música e dos sergipanos. Ele se dispôs a colaborar com a campanha. Toda a renda será revertida em vauchers de R$ 100, sorteados para artistas sergipanos que vivem exclusivamente de arte.
O endereço para adquirir o ingresso é https://www.sympla.com.br/pequenas-notas-pela-musica—episodio-3—silverio-pessoa-pe__836732
Ensaio Secreto – Arte para resistir!
O Ensaio Secreto é um sarau multicultural itinerante com mais de 200 edições ininterruptas, que acontece em Aracaju e sazonalmente em outras cidades. Nesses quase cinco anos houve apresentações de centenas de artistas de todo Brasil, além de terem sido promovidas mais de 90 rodas de conversa sobre temas de grande relevância social e artística e com suas ações beneficentes que já ajudaram centenas de pessoas.
O evento possui a finalidade beneficente, a cada edição arrecada valores, alimentos, roupas, livros, brinquedos, entre outros itens. Tudo o que é arrecadado é entregue em ações que envolvem artistas e o público interessado em ajudar, levam também artes múltiplas, conversa e cuidado para os que necessitam. A realização se dá através do Coletivo Ensaio Secreto – formado por artistas independentes que unem esforços semanalmente para fomentar a arte, movimentar a economia criativa e ajudar pessoas.
Durante a Pandemia do Covid-19 o Coletivo Ensaio Secreto busca com a Vakinha criar um Fundo Emergencial Ensaio Secreto, contando com a ajuda do público que já contribuía nas edições presenciais e de pessoas que se identifiquem com a causa, para manter o projeto vivo, seguir ajudando artistas e pessoas que sempre encontraram apoio no evento.
O Ensaio Secreto é realizado toda segunda-feira, às 21h – enquanto durar a pandemia – ao vivo no Instagram: @ensaiosecretoaju .
Outros endereços para ajudar o projeto são:
https://www.vakinha.com.br/vaquinha/fundo-emergencial-ensaio-secreto
https://www.kickante.com.br/campanhas/crowdfunding-emergencial
Crowdfunding emergencial
O cantor e compositor Arthur Matos, que trabalha com música independente há 10 anos, já lançou 5 discos, e tem uma extensa experiência com shows e eventos, criou um Crowdfunding emergencial como uma alternativa de continuar trabalhando e levando sua música para o mundo. Arthur oferece algumas cotas: Lives (nacionais e internacionais), CDS, shows presenciais futuros e até aulas de música, como contraprestações às colaborações que forem feitas.
“É um momento delicado para todos, especialmente para aqueles que não podem trabalhar de casa. E no caso dos músicos e artistas independentes que necessitam de seus shows e apresentações para sobreviver, a situação ainda é mais grave. Então, conto com vocês, fãs e apoiadores do meu trabalho, que nesse momento tenham a possibilidade financeira de contribuir de alguma forma, para fazer parte desta corrente de apoio”, afirmou.
Além de Arthur, a contora Taya lançou uma campanha de financiamento coletivo para o disco “Renasço”.
Cinema Vitória
O Cinema Vitória, que funciona na Rua do Turista, no Centro, leva filmes de diversas nacionalidades aos cinéfilos de Sergipe, há 7 anos, também está precisando de ajuda. Como sobrevive da bilheteria, está fazendo campanha para levantar um valor mínimo e manter as contas. Quem ajudar o Cine Vitória pode ganhar recompensas, além ingressos, brindes e convites para eventos especiais marcados para quando o cinema voltar a funcionar.
Para saber mais sobre a campanha entre em contanto com o e-mail. adm.cinemavitoria@gmail.com.
Dados para depósito:
Banco do Brasil:
Agência: 5657-x
Conta corrente: Op 03 15.427-x
Banese
Agência: 043
Conta corrente: Op 03 102.114-3
Centro de Estudos Casa Curta-SE cnpj 06.036.728/0001-50
Respostas
De acordo com a Assessoria de Comunicação da Fundação Cultural Cidade de Aracaju – Funcaju – o órgão ainda está estudando alternativas para situação dos artistas.
O Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê – Funcap – vai anunciar nesta sexta-feira, 17, um novo projeto com o intuito de contemplar artistas sergipanos que estão impossibilitados de atuação em teatros, restaurantes, feiras de artesanato, casas de show, galerias de arte, entre outros locais que permanecem fechados em cumprimento ao Decreto Estadual (40.567/2020), de enfrentamento ao coronavírus.
Deixar Um Comentário