Nesta quinta-feira, 2, a Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso -, comunicou que a forte chuva que acometeu os Estados de Sergipe e Alagoas, em especial o município alagoano de Santana do Ipanema, fez com que muito material fosse trazido para dentro do Rio São Francisco e com isso, aumentou em níveis nunca antes observados a cor e a turbidez da água bruta.
Segundo a Deso, algumas das captações da companhia foram afetadas de modo a ter sido suspensa toda a produção dessas áreas, deixando alguns municípios, que são atendidos pelas águas do Rio São Francisco, sem o fornecimento regular de água tratada. Porém, as condições da água bruta nessas localidades estão voltando a sua normalidade e a operação está retornando gradativamente à sua vazão original.
“O que aconteceu nessas localidades está ocorrendo neste momento na captação da Adutora do São Francisco, que atende aproximadamente 65% da demanda por água tratada dos municípios de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro e Barra dos Coqueiros, por isso, foi necessário para atender o mínimo dos padrões de potabilidade da água fornecida, a redução da oferta em várias regiões destes municípios”, justificou a Deso no comunicado.
A Companhia informou ainda que vem trabalhando diuturnamente para restabelecer em tempo mais exíguo possível a condição normal de operação, mas salienta que depende da qualidade de água bruta fornecida por aquele manancial.
A Deso pede ainda que os consumidores utilizem de forma racional a água fornecida, pois o restabelecimento e a oferta da água está se dando de forma gradual para a população atingida por estes problemas. “Estamos acompanhando hora a hora as condições da qualidade da água do Rio São Francisco, para que possamos aumentar a água produzida e voltando a condição anterior, possamos atender a população do Estado de Sergipe na medida da sua necessidade”.
* Com informações da Deso
Deixar Um Comentário