Na quarta-feira, 19, à noite, foi realizada no Museu da Gente Sergipana a instauração da Academia Sergipana de Cordel. A solenidade em que foram empossados 37 imortais contou com a presença de cordelistas de diversos municípios, escritores, políticos e autoridades.

Said Schoucair: “uma Academia de Cordel em Sergipe sem a presença de Chiquinho do Além Mar, é um grande equívoco Fotos: Divulgação

Mas segundo o membro da Academia Propriaense de Letras, Ciências, Artes e Desportos, Said Schoucair, lhe chamou atenção a ausência de Chiquinho do Além Mar.

“Chiquinho do Além Mar é sem sombra de dúvidas um dos maiores cordelistas da atualidade. Ele tem vários livros publicados e já emprestou seus textos para o cinema, teatro e teve seu trabalho inserido em vários trabalhos acadêmicos. Não me recordo em ter visto outro cordelista em Sergipe, ter dado passos tão largos”, diz.

Said Schoucair ressalta ainda que “Chiquinho do Além Mar atravessou a barreira do preconceito e foi o primeiro a inserir um cordel como material paradidático nas escolas particulares de Aracaju. Os livros dele se encontram em várias bibliotecas e universidades de todo Brasil. Por isso, uma Academia de Cordel em Sergipe sem a presença de Chiquinho do Além Mar, é um grande equívoco e tentativa de esconder da sociedade sergipana, o maior representante desse gênero literário”, afirma.