A Polícia Federal instaurou, no mês de setembro, através de ato de ofício, inquérito policial para apurar a origem da substância de aspecto oleoso, encontrada em diversas praias nordestinas a partir do mês de setembro último.

A ação foi tomada tão logo surgiram as primeiras informações, na imprensa nacional, sobre o fato; bem como sobre a possibilidade da ocorrência de eventual dano ambiental de grandes proporções na região.

As investigações estão concentradas na Superintendência Regional da PF no Rio Grande do Norte, contando com a participação das áreas de combate aos crimes ambientais, de inteligência e de perícia.

As diligências estão em andamento desde a instauração do inquérito policial e contam com a participação de diversas instituições, dentre elas o Ibama, a Marinha do Brasil, Universidade Federal Rural de Pernambuco e o Ministério da Defesa.

Em Sergipe várias praias foram atingidas pelas manchas de óleo, a exemplo de Pirambu e Ponta dos Mangues, no Litoral Norte do Estado, e as praias da Atalaia e da Rodovia Inácio Barbosa, antiga Rodovia José Sarney.

 

* Com informações da Polícia Federal