Será realizada entre os dias 1º e 3 de dezembro a 34ª edição do Festival de Artes de São Cristóvão – Fasc. O retorno ocorre após 12 anos da última realização do Festival.

De acordo com a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis – Proex -, Alaíde Hermínia, essa edição terá a proposta de discutir a situação dos municípios, especialmente de São Cristóvão, e trará como diferencial a realização de um fórum.

“Lançamos dois editais que têm a perspectiva de colher propostas para serem unidas e, a partir daí, surgir o desenho do fórum”. O objetivo do fórum, ainda segundo Hermínia, é pensar a educação, arte e cultura e as tradições de São Cristóvão e região.

Ela explica que os dois editais se direcionam à seleção interna. Eles servirão para que sejam captados todos os projetos e eventos artísticos e culturais que a Universidade Federal de Sergipe – UFS – pretende desenvolver no Fasc; já o edital externo, a cargo da Prefeitura, complementará a programação do festival com shows, apresentações folclóricas e outras atrações. Segundo a Proex, este edital a inda não foi divulgado.

Fasc

A primeira edição do Festival de Artes de São Cristovão – Fasc – foi realizada em setembro de 1972 por iniciativa da UFS como parte do calendário de comemorações dos 150 anos da Independência e com o objetivo inicial de promover a difusão da produção cultural regional e incentivar os grupos artísticos experimentais na universidade.

A última edição ocorreu em dezembro de 2005 e reuniu milhares de pessoas que puderam interagir em oficinas, espaço de aprendizado e reciclagem e apresentações culturais diversificadas, como: bandas, corais, grupos de folclore com seus cortejos e grafiteiros.

* Com informações da UFS