Por Sueli Carvalho

Quem chega a Aracaju se apaixona, não é mesmo! A charmosa capital completa neste dia 17 de março, 168 anos. Esta é uma data comemorada não apenas por quem nasceu aqui e tem muito orgulho de ser filho desta terra tão hospitaleira, como também pelos filhos que por ela foram adotados.

A capital sergipana foi fundada em 17 de março de 1855, e antes de ser elevada a categoria de cidade, por Inácio Joaquim Barbosa, presidente da província à época, se chamava Santo Antônio de Aracaju.

Banhada pelo Oceano Atlântico e cortada pelos rios Sergipe, Poxim e Vaza-Barris, Aracaju foi projetada pelo engenheiro José Sebastião Pirro, e traz em sua arquitetura urbanística, ruas em formato de tabuleiro de xadrez.

Desde a sua fundação foram muitas as mudanças registradas, ruas, bairros, povoados sofreram intervenções, muitos logradouros foram criados, houve uma enorme expansão. Apesar de todo o crescimento, Aracaju vem se notabilizando quando os quesitos são tranquilidade, limpeza e hospitalidade. Receber bem a quem vem até aqui e abraçar de forma bastante aconchegante a quem escolhe Aracaju para morar é uma característica irrefutável do aracajuano.

O aracajuano é alegre, acolhedor e trata muito bem a quem chega à sua terra, como reconhecem alguns dos nossos entrevistados, que chegaram até aqui de outras localidades de Sergipe ou do Brasil, para estudar ou trabalhar e por aqui construíram suas famílias e raízes tão profundas e verdadeiras, que já amam a cidade como o filho ama a sua mãe.

Vamos conferir agora, o que esses filhos de dentro e de fora da capital de Sergipe têm a declarar sobre ela. Confira.

Depoimentos

Nubia Santana, jornalista, natural de Alagoinhas (BA), reside em Aracaju

Registro de Núbia Santana na escultura do Caranguejo, na Orla de Atalaia

Parabenizar é, nesse caso, declarar amor! A cidade que me acolheu foi também o cenário mais naturalmente belo e usado para a redescoberta da fé, o abraço às boas amizades, a conquista do primeiro campo de atuação profissional, os momentos de respiro tão necessários e de férias em família.

—–

Ellen Gleice, advogada, natural de Lagarto (SE), morou em Aracaju e reside em Brasília (DF)

Ellen Gleice: “Que saudade, Aracaju! Que saudade da nossa orla, do Parque da Sementeira, da Orla Pôr do Sol, de quebrar uns bons caranguejos”

Como uma boa sergipana e apaixonada por sua terra, não poderia deixar passar o aniversário da “Princesinha do Nordeste” sem parabeniza-la. Que saudade, Aracaju! Que saudade da nossa orla, do Parque da Sementeira, da Orla Pôr do Sol, de quebrar uns bons caranguejos.  Viva a todos os aracajuanos, até breve! Saí de Sergipe, mas Sergipe não sai de mim.

Vista panorâmica do Bairro Jardins, Zona Sul da capital sergipana – Foto: Arquivo Pessoal / Ellen Gleice

—-

Carlos Monteiro, advogado, procurador do Estado, natural de Patos (PB), reside em Aracaju

Carlos Monteiro: “Colégio Estadual Dom Luciano José Cabral Duarte. Impossível não amar esse local, onde fiz minha prova de procurador. Além de tudo, o nome da escola homenageia um dos maiores intelectuais de Sergipe” – Foto: Arquivo Pessoal / Carlos Monteiro

Tudo em Aracaju me encanta. Os seus moradores, as ruas, os parques, os rios, as deliciosas comidas e seus trabalhadores.  Aqui construí família, amigos, trabalho e educação. Gratidão por tudo. Aju, parabéns pelos 168 aninhos.

—-

Vânia Bandeira, bacharela em Serviço Social, empreendedora, natural de Vitorino Freire (MA), reside em Aracaju desde 1997

Registro de Vânia Bandeira no Largo da Gente Sergipana

Ah, minha bela Aracaju! quantos encantos, Orla de Atalaia, e o lindo e aconchegante Parque da Sementeira que me faz refleti, acalma a minha alma, e organiza os pensamentos.

Aracaju terra mãe de minhas filhas, como é bom observar o verde das árvores, gratidão Aracaju que me acolheu, recebeu como filha, sigo caminhando, rodeada de esperança, de braços abertos e velocidade suave, para ver a Orla Pôr do Sol.

—-

Juliana Costa, jornalista, ouvidora setorial da Agrese, reside em Aracaju

Juliana Costa e o esposo – Fotos: Arquivo Pessoal

Amo a cidade em que vivo, pois ela foi designada para eu construir a minha história. Eu amo Aracaju!

—-

Pedro Carvalho, publicitário, empresário, natural de Alagoinhas (BA), reside em Aracaju

Pedro Carvalho: “Beleza aqui não é por metro. É por quilômetro quadrado” – Foto: Arquivo Pessoal / Pedro Carvalho

Aracaju é um lugar que já nasceu pronto pra morar. Do mercado ao viral, me encanto com a vista pro mar. Beleza aqui não é por metro. É por quilômetro quadrado. Têm praças, rios, pontes e monumentos por todo lado. Seu povo alegre e criativo é o mais gostoso de se ver. Por isso há 168 anos, ainda não inventaram lugar melhor pra se viver. Parabéns, Aracaju!

—-

Ana Paula Caldas, jornalista, assessora de comunicação, natural de Maceió (AL), reside em Aracaju

Ana Paula Caldas: “Foi nesta cidade ensolarada, cheia de encantos e singularidades que construí a minha história!” – Foto: Arquivo Pessoal / Ana Paula Caldas

Fui acolhida por Aracaju e aqui formei minha família e um grupo de amigos especiais. Foi nesta cidade ensolarada, cheia de encantos e singularidades que construí a minha história! Aqui, me descobri e me tornei quem hoje sou. Obrigada por tudo, Aracaju! Parabéns pelos 168 anos e que seus filhos, nativos ou adotados como eu, possam sempre enaltecer o seu valor!

—-

Lorena Souza, bacharela em Direito, assessora na área de eventos, aracajuana

Hoje é um dia muito especial, não é um dia comum e nem igual a qualquer outro. É o aniversário de 168 anos da nossa Aracaju. Ela é encantada, maravilhosa, com tantos adjetivos e qualidades, pois, existem várias opções de lazer, cultura, entretenimento, e claro que está como uma das melhores cidades do Brasil para morar e passear a lazer, afinal, os turistas sempre a escolhem como um dos pontos turísticos. Aqui, nós temos a orla mais bonita do Brasil, sem dúvidas, o nosso cartão postal.

Essa foto significa muito para mim, pois, eu tirei no retorno da nossa maior prévia carnavalesca do Brasil, o nosso Pré-Caju (sou raiz desde pequena, eu amei demais, foi perfeito e incrível, aproveitei intensamente dois dias) – Fotos: Arquivo Pessoal

Nos últimos anos, a nossa cidade vem se expandindo cada vez mais, crescendo muito, trazendo muitas novidades. Eu moro aqui há 31 anos, tenho orgulho de ser aracajuana, sou filha de paulista e riachense. Parabéns Aracaju, viva! Eu amo demais a nossa cidade. ❤